Filme “O Primeiro da Classe” destaca a Síndrome de Tourette, doença que afeta mais de 150 mil casos por ano no Brasil. Baseado em uma história real, o filme de Peter Werner conta a história de um paciente com a Síndrome de Tourette, que se torna um professor.
Baseado em uma história real, o filme de Peter Werner conta a história de um paciente com a Síndrome de Tourette, que se torna um professor. O filme, baseado em fatos reais, retrata a vida de Brad Cohen, que desde muito jovem enfrentou os desafios da Síndrome de Tourette. O transtorno afetava sua capacidade de se comunicar e se relacionar com outras pessoas, o que o tornava alvo de bullying na escola. No entanto, Brad nunca desistiu de seus sonhos e sempre se esforçou para superar as dificuldades.
O filme também retrata a luta de Brad para ser aceito na sociedade e ser tratado com respeito e dignidade. Ele enfrentou discriminação no trabalho e nas relações pessoais, mas sempre se manteve firme em sua determinação de não deixar que a síndrome de Tourette o definisse.
Entenda sobre a Síndrome de Tourette
A síndrome de tourette é um transtorno neuropsiquiátrico que faz com que o indivíduo realize atos impulsivos e repetitivos, conhecidos como tiques, que podem dificultar a sua socialização e afetar a qualidade de vida. Normalmente, o problema começa ainda na infância ou na adolescência e pode se apresentar de forma vocal e/ou motora.
Devido ao constrangimento diante de outras pessoas, sobretudo de indivíduos que usam involuntariamente gestos e palavras obscenas, a síndrome de Tourette ainda pode levar a condições como fobia social, ansiedade, depressão e estresse.
Quais são as causas da Síndrome de Tourette?
A síndrome de Tourette é uma doença que pode estar relacionada a questões genéticas e hereditárias, mas a sua causa ainda é desconhecida. Algumas pessoas foram diagnosticadas com essa condição depois de sofrer traumatismo craniano.
Quais são os sintomas da Síndrome de Tourette?
Os sintomas e sinais da síndrome de tourette podem ser tanto motores quanto vocais. Os tiques tendem a variar de período em período, podendo o paciente ser afetado por diferentes tipos.
Os tiques motores incluem:
· Tocar no nariz;
· Piscar os olhos com frequência;
· Inclinar a cabeça;
· Fazer caretas;
· Chutar;
· Sacudir o pescoço;
· Realizar gestos obscenos;
· Encolher os ombros;
· Bater no peito.
Os tiques vocais incluem:
· Uivar;
· Gemer;
· Gritar;
· Xingar;
· Soluçar;
· Usar diferentes tons de voz;
· Cacarejar;
· Repetir frases ou palavras.
Como é diagnosticada a Síndrome de Tourette?
Diagnosticar a síndrome de Tourette pode ser um desafio, uma vez que não existem exames para confirmar a sua existência no paciente. Por isso, é realizada a avaliação clínica por um neuropediatra ou psiquiatra especializado, que vai considerar as características dos tiques e o histórico familiar. O médico também pode solicitar outros exames para descartar a possibilidade de os atos involuntários e repetitivos serem causados por outras condições.
Quais são os tratamentos da Síndrome de Tourette?
A síndrome de Tourette não tem cura, mas existem tratamentos hoje que podem controlar os sintomas da doença. Além disso, o tratamento só é iniciado quando a doença afeta as atividades diárias ou colocam a vida da pessoa em risco. Nesses casos específicos, pode ser feito com:
· Terapia comportamental cognitiva;
· Antipsicóticos;
· Topiramato;
· Injeções de botox (para tiques motores);
· Remédios inibidores adrenérgicos;
· Prática de atividade física e esporte.
Fonte: https://www.rededorsaoluiz.com.br