Campanha estimula internautas a incluir informações sobre atletas dos Jogos Paralímpicos na Wikipédia

Iniciativa realizada em parceria pelo Museu do Futebol, Wiki Movimento Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro quer povoar a internet com informações de qualidade sobre os atletas brasileiros

Logo após a realização dos Jogos Olímpicos de Paris, começa outro evento esportivo tão grandioso quanto na capital francesa: os Jogos Paralímpicos, do qual participam atletas com deficiência de todo o mundo. Apesar da importância esportiva dos Jogos Paralímpicos, na Wikipédia, por exemplo, há 18.934 verbetes sobre atletas das modalidades olímpicas, mas apenas 409 das modalidades paralímpicas em todo o mundo; no Brasil são 1.111 verbetes de atletas olímpicos e apenas 38 de atletas das Paralimpíadas – uma disparidade que revela os desafios da inclusão de pessoas com deficiência. 

Para conscientizar sobre essa questão e ajudar a aumentar a visibilidade dos atletas dos Jogos Paralímpicos, o Museu do Futebol, o Wiki Movimento Brasil e o Comitê Paralímpico Brasileiro se uniram para realizar a Campanha Jogos Paralímpicos na Wikipédia. De 20 de julho a 8 de setembro, os internautas e editores da Wikipédia serão estimulados a criar e a editar verbetes com informações sobre atletas e as modalidades paralímpicas, ampliando a existência e a sistematização de dados relevantes na internet sobre o tema.  

O período da campanha abarca toda a realização dos Jogos Paralímpicos, que ocorrem de 28 de agosto a 8 de setembro – ou seja, os participantes terão muito material para incluir na Wikipédia a partir dos resultados e das notícias e informações que forem surgindo durante a competição. Para participar, é necessário criar uma conta de usuário na Wikipédia e se inscrever na campanha. Todas as informações sobre como participar e a lista de verbetes que podem ser editados ou criados estão disponíveis na página oficial da campanha, em https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Campanha_Jogos_Paral%C3%ADmpicos_na_Wikip%C3%A9dia).   

As cinco pessoas que editarem o maior volume de dados no período da campanha vão ganhar um kit exclusivo e um par de convites para visitar o Museu do Futebol, que acaba de ser reinaugurado com sua exposição principal totalmente renovada – incluindo conteúdos novos sobre modalidades do futebol adaptado e a exibição de duas medalhas de ouro conquistadas por Mizael Conrado, atual presidente CPB e bicampeão paralímpico com a Seleção Brasileira de futebol de cegos. 

“A parceria com a Wikipédia e o Museu do Futebol tem tudo para ser um marco na divulgação de informações sobre os nossos atletas paralímpicos. No nosso site (cpb.org.br), já temos diversos perfis e queremos amplificar o alcance de tais dados para que mais pessoas conheçam suas histórias e conquistas”, afirmou Mizael.  

“A Wikipédia é consultada milhares de vezes todos os dias e um dos temas que mais atrai leitores é o esporte, especialmente durante grandes eventos esportivos. Esperamos que campanha seja um ponto de virada na forma como os atletas brasileiros e as modalidades dos Jogos Paralímpicos são representados na enciclopédia livre. Para isso, vamos mobilizar editores experientes e pessoas que nunca editaram a Wikipédia para garantir que a informação disponível seja a mais qualificada possível”, diz Érica Azzellini, gestora de comunidades do Wiki Movimento Brasil. 

“O Museu do Futebol tem uma longa história de parceria com o WMB para fomentar a inclusão de informações sobre formas diversificadas de prática do esporte. Já fizemos campanhas conjuntas para dar visibilidade ao futebol de mulheres, a futebolistas negros e, agora, nada melhor que o ano paralímpico para realizar a Campanha Jogos Paralímpicos na Wikipédia, que vai ao encontro de um tema importante que foi incorporado com mais força na nossa exposição principal”, completa a diretora técnica do Museu do Futebol Marília Bonas. 

Sobre o Comitê Paralímpico Brasileiro – O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) é a entidade que rege o desporto adaptado no Brasil. Representa e lidera o Movimento Paralímpico no país e busca a promoção e o desenvolvimento do esporte desde a iniciação até o alto rendimento para pessoas com deficiência. O CPB é o responsável pela participação do país em competições continentais, mundiais e em Jogos Paralímpicos, além de promover o desenvolvimento dos diversos esportes adaptados no Brasil, em articulação com as respectivas organizações nacionais. 

Sobre o Wiki Movimento Brasil – O Wiki Movimento Brasil (WMB) é uma associação brasileira sem fins lucrativos afiliada à Wikimedia Foundation. Fundado em 2013, o WMB busca, entre outros objetivos: ampliar, qualificar e diversificar o conteúdo e a comunidade nos projetos da Wikimedia, em especial a Wikipédia; e apoiar a atuação de organizações sociais no ecossistema do conhecimento livre. 

Sobre o Museu do Futebol – Localizado no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, o Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho, e gerido pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte. A temporada 2024 do Museu do Futebol conta com patrocínio do Grupo Globo, Goodyear, Sabesp, Adidas, Rede, e Mercado Livre. Conta ainda com apoio da Farmacêutica EMS, Arkema e Evonik Brasil. As empresas parceiras são Pinheiro Neto Advogados e Banco Safra. Revista Piauí, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são parceiros de mídia. A temporada é realizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore