Nas Paralimpíadas de Paris a torcida é por uma cobertura de imprensa mais inclusiva

Torcida da Talento Incluir é por uma cobertura de imprensa mais inclusiva em Paris 2024

Com o início da Paralimpíadas de Paris 2024 em 28/8, a Talento Incluir – primeira empresa do Grupo Talento e que já inseriu no mercado de trabalho mais de 9 mil pessoas com deficiência, com atuação em Consultoria e letramento, Empregabilidade e Capacitação das pessoas com deficiência, presta um serviço à imprensa para colaborar com uma cobertura jornalística inclusiva durante a competição que vai até 8/9/24, por meio da distribuição gratuita do seu Guia de Comunicação Inclusiva.

O objetivo do Guia é ajudar a imprensa a usar em matérias as terminologias corretas desenvolvidas por especialistas e reconhecidas mundialmente e, sobretudo, orientá-los sobre cuidados na condução de entrevistas e na produção de reportagens que possam enfatizar e reconhecer a jornada de cada paratleta – a exemplo do que ocorre com os atletas sem deficiência – em substituição ao modelo capacitista e em desuso, que enfoca a superação.

“Deficiente”, “Especial”, “portador de deficiência”, “PCD”, “Pessoa PCD”, “pessoa com necessidade especial”, “PNE”, “inválido” etc. são algumas terminologias consideradas inapropriadas para se referir a pessoas com deficiência, porém ainda muito recorrentes, inclusive na imprensa. Essas expressões podem desmerecer ou criar reforçar rótulos negativos ligados à pessoa com deficiência.

Além de informações e dados importantes sobre as pessoas com deficiência, o Guia de Comunicação Inclusiva da Talento Incluir traz alternativas para substituir expressões consideradas “capacitistas” e que, mesmo sem intenção, carregam o preconceito e oprimem as pessoas com deficiência, como os exemplos que seguem abaixo:

O Guia de Comunicação Inclusiva também apresenta os motivos pelos quais algumas expressões são consideradas capacitistas, como no exemplo a seguir:

“Expressões capacitistas reforçam rótulos que, mesmo sem intenção, oprimem e atrapalham a inclusão das pessoas com deficiência. Conteúdos que abordam positivamente o nosso universo de pessoas com deficiência, aceleram o nosso processo de inclusão. As pessoas profissionais de imprensa podem ser aliadas e colaborativas nessa nossa jornada. Assim como o esporte, a comunicação é um importante caminho para promover liberdade, igualdade, equidade e dignidade a todas as pessoas”, destaca a CEO da Talento Incluir, Katya Hemelrijk.

Sobre o Grupo Talento

Grupo Talento é um ecossistema da diversidade e inclusão pioneiro no Brasil com o objetivo de promover a equidade nas relações empresariais e sociais por meio de diferentes unidades de negócios: Talento Incluir – primeira empresa do grupo e já inseriu no mercado de trabalho mais de 9 mil pessoas com deficiência, com atuação em Consultoria e letramento, Empregabilidade e Capacitação das pessoas com deficiência. É a única empresa do mercado a ter acessibilidade da logomarca à estratégia; Talento Sênior: empresa de Talent as a Service focada em profissionais com mais de 45 anos; UinStock, primeiro banco digital e nacional para a produção e venda de imagens de diversidade da população brasileira pouco representada; UinHub, o primeiro e mais acessível marketplace do mundo para pessoas com deficiência.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore