O Festival Multicultural em OZ promoverá Arte, Cultura e Empreendedorismo Feminino

No dia 31 de agosto de 2024, das 9h30h às 16h20, o CEU das artes 1º de Maio em Osasco/SP será palco do Festival Multicultural em OZ; um evento vibrante que celebra a diversidade cultural e o talento das artesãs empreendedoras da Economia Solidária e da Economia Criativa. Com uma programação inclusiva, o festival oferece ao público a oportunidade de participar de oficinas mediadas por profissionais das diversas expressões manuais e de conceitos ocupacionais produtivos.

O Projeto idealizado por Terezinha Romão; empreendedora de moda sustentável e Janiléia Silva; empreendedora e orientadora de projetos sociais unifica os “conhecimentos entrelaçados” ao logo dos anos dessa parceria e abraça outras “Mulheres Multipotenciais da Nova Era” para somar nesse contexto de ativos econômicos emancipatórios emocionais. Será uma vitrine de oportunidades ao juntarem o 1º, 2º e 3º setores no mesmo dia e no mesmo espaço. O evento contará a dedicação e o capricho da produtora cultural Cristiane Mayworm da TIC – Tudo Sobre Inclusão responsável pelo plano de acessibilidade. Terá fotógrafo, intérpretes de Libras, monitoras para orientações e acolhida ao público e a fazedora de um cardápio afetivo de Vó que cuidará da segurança alimentar e nutricional de toda a
turma envolvida no Projeto.

A programação começa com uma palestra sobre “Mulheres e Capítulos Históricos”. Seguindo com as oficinas diversas: acessórios de moda afro, laço, fuxico, bijuteria, demonstração da produção de absorventes ecológicos, roda de bordado e conversa sobre arranjos produtivos locais. Ao final de cada oficina o/a participante receberá um mimo de autocuidado e bem-estar emocional. O encerramento do festival será marcado por um desfile de moda afro e seguida de uma apresentação de dança.

Dia 31 de agosto é comemorado o dia do Samba Rock que é Patrimônio Cultural Imaterial de São Paulo. O Jackson do Pandeiro, foi um cantor, compositor e instrumentista brasileiro tido como um dos maiores ritmistas da música popular e citou pela primeira vez o termo: Samba rock. O ritmo dos bailes das comunidades de população negra que aconteciam nas periferias da cidade de São Paulo no início dos anos 60, referência da cultura paulistana.

A programação tem entrada totalmente gratuita e as inscrições para as oficinas serão realizadas por ordem de chegada, garantindo o acesso democrático à aprendizagem e ao compartilhamento de saberes.

Este festival é uma iniciativa que reforça a importância da arte e da cultura como pilares fundamentais para a construção de uma sociedade mais inclusiva e valorizada.

Local do Festival: Rua Nelson Mandela, S/N – Jardim Primeiro de Maio, Osasco/SP. O local é acessível, inclusivo e com intérpretes de Libras. Tem estacionamento gratuito no local. Ao lado do CEU tem um terminal de ônibus circular.

Participem deste evento que celebra a diversidade cultural de marcas autorais.
Trabalhamos por uma sociedade solidária e justa! O Festival Multicultural em OZ é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas e do
Governo Federal, do Ministério da Cultura, através da Lei Paulo Gustavo. Apoios: Prefeitura Municipal de Osasco, CEU 1º de Maio e do Instituto Morgan.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore