A atividade acontece no dia 23 de setembro, segunda-feira, a partir das 13h30. Para participar é necessário se inscrever pelo formulário
No dia 23 de setembro, segunda-feira, das 13h30 às 17h, o Museu da bolsa do Brasil sediará o encontro “O multissensorial em mediações acessíveis” com a pesquisadora Karen Montija. Este evento faz parte da 1ª Semana de Inclusão MUB3 e também integra a programação especial da 18ª Primavera dos Museus, cujo tema em 2024 é “Museus, Acessibilidade e Inclusão”. A atividade ocorre no auditório do museu e se destina a um público diverso, interessado nas interseções entre mediação cultural, práticas pedagógicas e acessibilidade.
Karen Montija, renomada por suas pesquisas em multissensorialidade e acessibilidade estética, conduzirá o primeiro de dois encontros planejados para explorar como os museus podem se tornar mais acessíveis a diferentes públicos, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou cognitivas. A proposta do evento é ir além das adaptações tradicionais, buscando criar experiências artísticas que possam ser vividas conjuntamente por pessoas com e sem deficiência, valorizando o gesto de fazer com os públicos.
Este encontro será uma oportunidade de discutir e refletir sobre as teorias e práticas da acessibilidade estética em espaços culturais. A abordagem multissensorial proposta por Karen Montija ressalta a importância de considerar as diversidades de experiência dos visitantes, promovendo uma acessibilidade que não só adapta, mas que enriquece a vivência artística para todos.
Desde sua inauguração, o MUB3 se destaca pelo compromisso com as diversas dimensões da acessibilidade, alinhando-se ao papel dos museus na promoção de uma sociedade mais democrática, crítica e inclusiva. A programação da 1ª Semana de Inclusão reflete essa missão, reunindo atividades que buscam ampliar o acesso à cultura e ao conhecimento, especialmente em um contexto como o do mercado de capitais e suas repercussões sociais.
O encontro “O multissensorial em mediações acessíveis” integra ainda a efeméride do Setembro Verde, mês dedicado à defesa dos direitos das pessoas com deficiência, reforçando a importância da inclusão e da acessibilidade em todos os aspectos da vida cultural.
Cronograma:
13h30 – Credenciamento
14h00 – Início do evento – Apresentação com transmissão online
15h30 – Intervalo
16h00 – Vivência prática
17h00 – Término
SERVIÇO:
O multissensorial em mediações acessíveis | Encontro com Karen Montija
23 de setembro, segunda-feira, das 13h30 às 17h
Inscrições aqui| Vagas limitadas
Público: Instituições culturais e museais; educadores; pesquisadores no campo da cultura, educação e acessibilidade; professores do ensino básico e superior.
Atividade com certificado.
Sobre Karen Montija
Diretora da empresa Aka Projetos Culturais, é Mestra em Acessibilidade Estética pela ECA (USP), Artista Visual pelo IA (UNESP) e Fotógrafa pelo Senac. É educadora há 15 anos e, desde 2013, trabalha como coordenadora de equipes educativas, construindo propostas pedagógicas multidisciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares, em instituições como o CCBB, SESC, Museu do Amanhã, Museu Judaico e o MUB3.
Sobre MUB3
O Museu da bolsa do Brasil – MUB3 nasceu do desejo de se preservar e compartilhar a história do mercado de capitais brasileiro, a partir de uma potente plataforma de conhecimento, aberta a todas as pessoas que se interessam pelo tema e o pesquisam. O acervo originário das principais bolsas de valores do Brasil permitiu a criação do Museu, que passa agora a integrar uma rede de equipamentos culturais no centro de São Paulo ligados à história econômica brasileira, com reflexos para todo o Brasil.
MUB3 – Museu da bolsa do Brasil
Funcionamento: de segunda a sábado, das 9h às 17h. Entrada até às 16h.
Rua XV de Novembro, 275 – Centro Histórico de São Paulo | Próximo à estação São Bento (290m).
Entrada gratuita.
Acompanhe o MUB3 nas redes sociais
Instagram | Facebook | YouTube | LinkedIn