Fábrica de Cultura recebe capacitação para a inclusão de pessoas com Deficiência Intelectual e Autismo

Em parceria com o Instituto Jô Clemente (IJC), os funcionários das unidades de Brasilândia, Vila Nova Cachoeirinha, Jaçanã, Osasco, Capão Redondo, Jardim São Luís, Diadema e Iguape participarão de atividades de formação com foco na Educação Inclusiva

Neste mês, o Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional na inclusão das pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, deu início à parceria para a formação e capacitação dos funcionários da Fábrica de Cultura – Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Com previsão para término em dezembro, serão realizadas 178 horas de formações, palestras, acompanhamento das atividades e assessoria in loco, com o objetivo de promover mais acessibilidade e ampliar a cultura inclusiva das atividades desenvolvidas em oito unidades da Fábrica de Cultura: Brasilândia, Vila Nova Cachoeirinha, Jaçanã, Osasco, Capão Redondo, Jardim São Luís, Diadema e Iguape.

“O trabalho a ser desenvolvido mescla Reabilitação e Educação Inclusiva. Esses são espaços que promovem diversas atividades artísticas e, para a inclusão social das pessoas com Deficiência Intelectual e/ou Autismo, é preciso que os funcionários estejam preparados e capacitados para receber e incluir”, destaca Victor Martinez, supervisor do serviço de Educação e de Longevidade do Instituto Jô Clemente (IJC).

“A formação contínua em acessibilidade e cultura inclusiva com o Instituto Jô Clemente (IJC) é essencial para o Programa Fábricas de Cultura. Nossas unidades são 100% inclusivas e os arte-educadores e arte-educadoras trabalham com grupos mistos, idades diversas e diferentes tipos de deficiência. Essas formações enriquecem nossas práticas e amplia o alcance dos cursos que oferecemos”, relata a supervisora Artístico-pedagógica, Adriana Guidotte, que participou do primeiro encontro de formação.

Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)

O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há mais de 63 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, além de apoiar a sua Inclusão Social e a Defesa de Direitos, disseminando conhecimento por meio de pesquisas científicas. Com o pioneirismo e a inovação como premissas, propicia o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias sobre os direitos das pessoas com Deficiência Intelectual.

Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório do Instituto Jô Clemente (IJC) é o maior do Brasil em número de exames realizados e oferece, atualmente, 100% do Teste do Pezinho Ampliado na rede pública do município de São Paulo, contemplando o diagnóstico precoce de cerca de 50 doenças, incluindo dezenas de condições raras e quase 70% dos exames do Teste do Pezinho no Estado de São Paulo, contemplando 7 doenças (toxoplasmose, a sétima doença, em implantação). É também um centro de referência no tratamento de fenilcetonúria, deficiência de biotinidase e hipotireoidismo congênito, doenças detectadas no Teste do Pezinho que podem evoluir para a Deficiência Intelectual se não tratadas corretamente. 

Além disso, o IJC produz e difunde conhecimento sobre Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras. Um dos nossos focos é apoiar e desenvolver projetos de pesquisa aplicada, tecnológica e de inovação, em parceria com órgãos públicos ou privados e instituições de ensino e pesquisa, com o objetivo de gerar conhecimento para estudos, informações para as pessoas, produtos, serviços e novos modelos de negócio para a Organização.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5080-7000 ou pelo site do IJC, o 1º do Brasil com 100% de acessibilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore