Todas as atividades são gratuitas mediante inscrição prévia pelo site do MUB3
De 23 a 28 de setembro, o MUB3 – Museu da bolsa do Brasil participará da 18ª Primavera de Museus, ação promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Neste ano, o evento traz o tema “Museus, Acessibilidade e Inclusão”, destacando a importância dos museus em garantir o acesso a todos os públicos, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou cognitivas.
Pensando nessa temática, o MUB3 preparou uma programação especial que marca a 1ª Semana de Inclusão MUB3, reforçando seu compromisso com a acessibilidade e a inclusão desde a sua inauguração. As atividades são gratuitas e as inscrições podem ser realizadas pelo site do Museu.
Programação
A programação começa no dia 23 de setembro, das 13h30 às 17h, com a atividade “O Multissensorial em mediações acessíveis”, que faz parte do Programa de Formação – Curadorias Pedagógicas do Núcleo Educativo. Sob a condução de Karen Montija, educadora e diretora da Aka Projetos Culturais, o evento abordará a multissensorialidade e a acessibilidade estética, refletindo sobre como proporcionar experiências artísticas significativas para todos os públicos. A parte teórica do encontro será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube do MUB3.
Nos dias 25, 26 e 28 de setembro, das 14h às 15h30, serão realizadas visitas mediadas intituladas “Diálogos”. Nelas, educadores do MUB3 conduzirão conversas temáticas, explorando a exposição de longa duração do Museu com enfoque em recursos de acessibilidade. Essas visitas proporcionarão uma experiência inclusiva e interativa, utilizando múltiplas linguagens para garantir que todos possam vivenciar e compreender o conteúdo de forma plena.
No dia 26 de setembro, às 10h, ocorrerá a Roda de Conversa “Alternativas para uma Comunicação mais Acessível”, com Eduardo Cardoso, professor, audiodescritor e especialista em comunicação acessível. O evento trará reflexões sobre formas inovadoras de ampliar a acessibilidade em museus, com foco em linguagem simples e recursos para pessoas com necessidades complexas de comunicação. Durante a roda de conversa, será lançado o material educativo acessível do MUB3, produzido em parceria com Eduardo Cardoso, voltado para facilitar a compreensão de conceitos relacionados ao mercado financeiro e de capitais. O material será distribuído gratuitamente, reforçando o compromisso do MUB3 com a inclusão e o acesso à informação para todos.
Sobre MUB3
O Museu da bolsa do Brasil – MUB3 nasceu do desejo de se preservar e compartilhar a história do mercado de capitais brasileiro, a partir de uma potente plataforma de conhecimento, aberta a todas as pessoas que se interessam pelo tema e o pesquisam. O acervo originário das principais bolsas de valores do Brasil permitiu a criação do Museu, que passa agora a integrar uma rede de equipamentos culturais no centro de São Paulo ligados à história econômica brasileira, com reflexos para todo o Brasil.
MUB3 – Museu da bolsa do Brasil
Funcionamento: de segunda a sábado, das 9h às 17h. Entrada até às 16h.
Rua XV de Novembro, 275 – Centro Histórico de São Paulo | Próximo à estação São Bento (290m).
Entrada gratuita.
Acompanhe o MUB3 nas redes sociais
Instagram | Facebook | YouTube | LinkedIn