Tornar o ambiente de trabalho inclusivo pode ser um desafio para as empresas, que devem considerar as diferentes realidades não só de seus colaboradores, mas em reuniões e interações com clientes e pessoas fora de sua organização. Neste sentido, a tecnologia proporciona ferramentas que, ao implementadas e ativadas, auxiliam na comunicação e colaboração entre as pessoas nas tarefas do dia a dia.
No mês em que se debate o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a Microsoft destaca como suas ferramentas de acessibilidade podem transformar o ambiente de trabalho, tornando-o mais inclusivo e acessível.
De acordo com Glaucia Rosalem, diretora Financeira e líder de Diversidade e Inclusão da Microsoft Brasil, a inclusão é fundamental para garantir que todos os colaboradores possam utilizar seu potencial máximo. “Criar um ambiente de trocas e fomento a novas ideias passa por garantir um local de trabalho inclusivo para todas as pessoas. Soluções de tecnologia são aliadas para apoiar nessa jornada dentro das empresas. É uma estratégia que vai desde a implementação dos recursos até o treinamento dos colaboradores em como utilizá-las e colocá-las em práticas em suas reuniões, e-mail e documentos, garantindo a acessibilidade. Com pequenas adaptações, podemos criar experiências mais ricas e inclusivas”, explica.
Confira algumas ferramentas do Microsoft 365 para promover a acessibilidade no ambiente corporativo:
- Leitura Imersiva: está disponível no Word, OneNote, Outlook, Office Lens, Microsoft Teams, Reading Progress, Forms, Minecraft Education e no navegador Microsoft Edge. Essa ferramenta simplifica e remove distrações de conteúdos de páginas da Web para se adequar a preferências de leitura, além de facilitar a concentração, ajuda na compreensão de texto e é benéfica para diferentes estilos de aprendizado. Para ativar a leitura imersiva, basta ir até a guia “Exibir” em um dos produtos listados acima e selecionar “Leitura Imersiva”.
- Legendas/Subtitles do PowerPoint e do Teams: tornam as reuniões online mais acessíveis, especialmente para pessoas com deficiência auditiva ou que não são fluentes no idioma da apresentação. Para utilizar no PowerPoint, o usuário deve ir até a guia “Apresentação de Slides”, clicar em “Configurações de Legenda” e escolher o idioma falado e o idioma da legenda. No Teams, durante uma reunião, basta ir até “Mais opções” e selecionar “Ativar legendas ao vivo”.
- Texto Alternativo Automático: disponível no Word, Excel e PowerPoint, a ferramenta fornece descrições de imagens, auxiliando pessoas com deficiência visual. Para utilizar, é necessário clicar com o botão direito em uma imagem, selecionar “Editar Texto Alternativo” e o Microsoft 365 gera automaticamente uma descrição daquela ilustração.
- Reading Progress: disponível na barra “Tarefas” do Microsoft Teams, o Reading Progress auxilia principalmente pessoas com deficiência de processamento auditivo a configurar a leitura de um determinado texto, de acordo com as preferências de sensibilidade e velocidade. Com isso, a ferramenta apoia o desenvolvimento da fluência de idiomas, além da compreensão de determinados temas que possam ser mais complexos, sendo útil também em contextos educacionais.
- Speaker Coach: melhora as habilidades de apresentação, fornecendo feedback em tempo real sobre qualidade e acessibilidade de um discurso durante a apresentação, além de analisar o uso correto de pausas e velocidade da fala. No PowerPoint, está disponível na guia “Apresentação de Slides” > “Ensaiar com o Coach”. No Teams, durante uma reunião, basta acessar “Mais opções” e “Ativar Coach de Apresentação”.
- Serviços de Tradução: disponível no Word, Excel, Power Point, OneNote, Outlook, Microsoft Teams e no Microsoft Edge, os serviços de tradução quebram a barreira de idioma e facilitam a inclusão linguística em ambientes multilíngues, além de auxiliar pessoas com deficiência auditiva, por exemplo, a habilitar legendas ao vivo durante uma reunião. Para isso, basta ir até “Mais opções” no Teams e selecionar “Ativar legendas ao vivo”. Também é possível escolher o idioma preferido.
- Customização de Conteúdo e Windows: permite ajustes personalizados de cores de fundo e fontes, para atender necessidades visuais de acessibilidade. Nas configurações do Microsoft 365 ou do Windows, o usuário pode selecionar o tema e alterar o esquema de cores e fontes, além da tela de fundo, de acordo com a sua necessidade.
- Accessibility Checker: presente na guia “Revisão” do Word, Excel e PowerPoint, essa ferramenta verifica a acessibilidade para identificar e corrigir possíveis problemas. Por exemplo, antes de compartilhar um documento com alguém, o usuário pode executar o “Verificador de Acessibilidade” e garantir que todo o conteúdo seja acessível a diversos públicos, recebendo sugestões de correções caso necessário.
Além das ferramentas citadas, o Copilot – assistente de Inteligência Artificial presente na maioria dos produtos do M365, auxilia a acessibilidade de pessoas com deficiência. Com isso, a empresa busca garantir que todos os usuários, independentemente de suas habilidades, possam aproveitar ao máximo as ferramentas disponíveis. Dentro da Microsoft, por exemplo, funcionários com deficiência estão utilizando o Copilot para participar ativamente de reuniões, acessar documentos de forma mais fácil e eficiente e apoiar a criação de apresentações em slides.
É o caso de Alexandre Costa, arquiteto de Soluções de Nuvem da Microsoft, que possui deficiência visual e utiliza o Copilot para gerar slides e apresentações baseado na na identidade visual de cada um dos seus clientes. “O Copilot me permitiu melhorar aquilo que eu já faço, que é criar soluções viáveis, mas apresentar essas ferramentas para o cliente de maneira mais didática, em um PPT com as cores certas e, acima de tudo, com total autonomia”, explica.
Já Denis Pieczynski, executivo Comercial da Microsoft, conta que utiliza os resumos de reunião do Copilot no Teams para colaborar ainda mais com seus times internos. “Para mim, o Copilot facilitou a conexão da escrita com a execução das tarefas. Em uma reunião longa, por exemplo, era muito complicado fazer as anotações e realmente prestar atenção em tudo o que era falado. Agora, posso contar com o resumo para retomar os tópicos mais importantes, sem deixar de participar ativamente da conversa”, conta.
Com o diagnóstico de TEA (Transtorno do Espectro Autista) e TDA (Transtorno do Déficit de Atenção), Fabio Martini, gerente de Contas da Microsoft, relata que o planejamento do dia de trabalho é um desafio. “O Copilot me permite criar um roteiro de atividades a partir de um determinado projeto em desenvolvimento. Ele automaticamente registra prazos, reuniões e lembretes sobre as tarefas e me apoia com essa organização”.