Terceiro lugar no principal campeonato da modalidade foi disputado contra a equipe rival de Campinas. ADEACAMP fecha participação com meta de pódio cumprida
A equipe de Rugby em Cadeira de Rodas da ADEACAMP comemora o terceiro lugar no XVI Campeonato Brasileiro da modalidade, que resultou na medalha de bronze para a equipe. A ADEACAMP é a atual campeã paulista e desde o Torneio Regional vinha acertando os detalhes para buscar o pódio no brasileiro. Com essa colocação, a equipe de Campinas, interior de SP, fecha a participação no torneio com a meta cumprida.
A ADEACAMP teve um desfalque importante na competição. Mari Costa não pôde entrar em quadra, mas a ausência dela foi suprida graças ao entrosamento do time. O colombiano Carlos Neme, que era a grande aposta do técnico Rafael Botelho Gouveia para essa competição acabou sendo premiado como o melhor jogador 1.0 do torneio. “A participação dele foi fundamental nos jogos. Reconhecimento merecido. De maneira geral, nosso time jogou muito bem e todos foram fundamentais para esse resultado”, explica o técnico.
A ADEACAMP teve um desempenho satisfatório nesta edição do campeonato contra rivais importantes, como o Santer e Gladiadores, times que apresentam uma construção de elenco mais avançada. Na primeira fase, as três vitórias levaram a ADEACAMP para a disputa do bronze contra o Gigantes, em emocionante derbi campineiro. Para o técnico Rafael Gouveia, a medalha de bronze só reforça o comprometimento da equipe com o esporte, uma vez que o resultado garante ao elenco mais uma temporada de bolsa atleta. “Sem dúvida, é um incentivo para o atleta que precisa treinar e precisa pagar contas. É uma forma de valorizar ainda mais o para desporto”, reforça o técnico.
O Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas apresentou um formato diferente em 2024. O último campeonato dividia as equipes em dois grupos e, neste ano, houve um turno de pontos corridos, em que os dois primeiros colocados disputariam a final; terceiro e quarto colocados disputariam a medalha de bronze; quinto e sexto colocados decidiriam qual cairia para a segunda divisão.
Sobre a ADEACAMP:
A Associação dos Esportes Adaptados de Campinas (ADEACAMP) é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que busca propiciar a participação de pessoas com deficiência em práticas esportivas, promovendo qualidade de vida e incentivando a prática de esportes adaptados em Campinas e região. A associação, fundada em agosto de 2008, oferece três modalidades em cadeiras de rodas, o Handebol, a Bocha e o Rugby, sendo essa última uma modalidade paralímpica. A equipe da ADEACAMP é tetracampeã brasileira na modalidade Rugby em Cadeira de Rodas e realiza os treinamentos no Ginásio da Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas.