Alagoas teve “Seção +Q Inclusiva”

“Seção +Q Inclusiva”: TRE de Alagoas lançou projeto onde pessoas com deficiência são protagonistas na eleição

“Estamos tratando de uma ação inédita e inovadora, onde um local de votação se tornará referência em quesitos de inclusão e acessibilidade. É um projeto completo que nasceu na escuta, passa pela transmissão de conhecimentos e valores e culminará com a excelência dos serviços prestados durante todo o dia da eleição”. Foi com essas que o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador Klever Loureiro, lançou o projeto “Seção +Q Inclusiva”.


Pensando em ampliar o protagonismo e a inclusão no processo eleitoral das pessoas com deficiências, o TRE transformou a Escola Patinho Feio, na Ponta Verde, no primeiro local de votação de Alagoas onde todas as três seções eleitorais funcionarão integradas por pessoas com deficiências físicas e invisíveis comandando as mesas receptoras de votos.


“Este projeto foi construído a partir de audiências públicas voltadas às pessoas com deficiências onde o Tribunal escutou os principais anseios e reclamações. Além de fomentar várias ações de inclusão – como os coordenadores de acessibilidade nos locais de votação e a Central de Atendimento ao Eleitor Surdo – a Presidência decidiu dar toda a visibilidade que estas pessoas precisam, possibilitando que conduzam uma mesa receptora de votos”, explicou o desembargador Klever.


O lançamento do projeto foi prestigiado pelo juiz eleitoral José Braga Neto, da 2ª Zona, pelo juiz auxiliar da Presidência, Diego Dantas, e pelos servidores do TRE que trabalharam para que a “Seção +Q Inclusiva” se concretizasse.


Outra ação ligada ao projeto “Seção +Q Inclusiva” são atividades pedagógicas na escola onde funcionaram as três seções com pessoas com deficiência, onde os estudantes debaterão temas como cidadania, democracia, acessibilidade e respeito, além de terem acesso à urna eletrônica e todos os seus recursos acessíveis.


Dados estatísticos referentes às eleições de 2022 demonstram que apenas 40 pessoas com deficiência atuaram como mesárias e mesários em Alagoas. Este ano, 63 pessoas com deficiência atuarão nas mesas receptoras de votos. O número é muito baixo quando comparado ao total de 19.124 eleitores e eleitoras com deficiências declarados no cadastro eleitoral até maio deste ano.

Fonte: https://www.tre-al.jus.br/

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore