fbpx
  • qui. nov 21st, 2024

São Paulo e Seul, Coreia do Sul, desenvolverão melhoria no Mapa da Rede de Serviços Acessíveis

São Paulo e Seul, Coreia do Sul, desenvolverão melhoria no Mapa da Rede de Serviços Acessíveis

A cooperação internacional resultará em uma nova base de dados para melhorar a experiência do munícipe com deficiência no Mapa da Rede de Serviços Acessíveis

Com mais de 25 anos de parceria, a cidade de São Paulo e Seul, Coreia do Sul, lançam o Programa de Cooperação Internacional Seul Smart City 2024 com o objetivo de aprimorar o Mapa da Rede de Serviços Acessíveis, uma política paulistana pela qual os munícipes com deficiência podem realizar buscas por equipamentos públicos acessíveis. O trabalho em conjunto entre as cidades terá início em 16 de outubro, durante uma cerimônia de abertura do projeto na Escola do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência ‘’Prefeito Bruno Covas’’, Centro Histórico, a partir das 10h.
 

Presente no evento, a delegação sul-coreana será composta por especialistas da Seoul Urban Solution Agency (SUSA), empresa que fornece soluções urbanas inteligentes, e a Geomexsoft, instituição de tecnologia que desenvolverá o novo projeto para o Mapa da Rede.
 

Utilizando mapas digitais interativos, o Mapa da Rede de Serviços Acessíveis é um instrumento que mapeia equipamentos públicos acessíveis que prestam atendimento a pessoas com deficiência na capital. De forma online, a ferramenta da Prefeitura de São Paulo também traz informações como endereço e telefone para contato, assim como os tipos de acessibilidades disponíveis no local.
 

No último ano, a iniciativa administrada pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) foi reconhecida na premiação Seoul Smart City Prize, dentro da categoria Human-CentriCity (Humano-centriCidade). Como resultado, o projeto foi selecionado para participar de um programa que oferece, aos vencedores do prêmio, uma plataforma para promover o engajamento sustentável e possibilitar a implementação ampliada de suas ações.
 

Tanto o programa de cooperação como o prêmio fazem parte da rede internacional de cidades WeGo, presidida por Seul. A organização disponibilizará para São Paulo um suporte para conduzir um estudo de pré-viabilidade do Mapa da Rede, com um valor de até KRW 200.000.000,00 (aproximadamente USD 150.000,00) alocado para esta finalidade.
 

Criada com o intuito de dar destaque e viabilizar projetos inovadores de forte componente tecnológico e centrado no ser humano, a rede WeGo, por meio do programa de cooperação internacional Seul Smart City 2024, apoiará o Mapa da Rede.

O evento e a cooperação serão realizados por meio da intermediação da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) da cidade de São Paulo.
 

Parceria entre São Paulo e Seul

A cidade sul-coreana possui uma iniciativa semelhante ao Mapa da Rede, o Smart Map (S-Map), e a troca de experiências entre as cidades abordará os desafios de mapear a acessibilidade para populações com deficiência, fornecendo informações mais precisas e abrangentes sobre instalações públicas acessíveis.
 

A cooperação de Seul tem como objetivo analisar, projetar e implementar um sistema de serviço avançado, além de desenvolver um sistema de banco de dados piloto e estabelecer um plano de implementação de longo prazo para garantir melhorias sustentáveis ​​e integração com a infraestrutura existente em São Paulo.
 

Ambas as cidades irão trabalhar juntas para formar um banco de dados confiável e de fácil utilização para instalações acessíveis, o que resultará em uma maior inclusão dos munícipes com deficiência nos equipamentos da cidade – além de promover a independência dessa parcela da população.
 

SERVIÇO

Dia: 16/10/2024

Horário: a partir das 10h

Endereço: Rua Líbero Badaró, 425, 4º andar – Centro de São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *