4ª edição do Encontro de Comunicação e Captação de Recursos acontece em novembro; inscrições são gratuitas e já estão abertas
Entre os dias 04 e 06 de novembro, acontece mais uma edição do Encontro de Comunicação e Captação de Recursos, um evento virtual gratuito que reúne profissionais do Terceiro Setor para discutir estratégias inovadoras de comunicação e captação de recursos. A 4ª edição é uma parceria entre a Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), a Escola Aberta do Terceiro Setor e a Rede Filantropia e vai oferecer mais de 30 palestras ao vivo com especialistas da área.
“É sempre uma alegria fazer este Encontro. É nosso evento mais acessível e democrático, levando temas de ponta em comunicação e captação de recursos para organizações de todos os tamanhos, causas e locais. É também feito a muitas mãos, em parceria entre três das principais redes do Terceiro Setor. Em 2024, temos a tradicional combinação de temas clássicos, desafios e inovações”, destaca Fernando Nogueira, diretor-executivo da ABCR.
Para Thaís Iannarelli, diretora-executiva da Rede Filantropia, “o Encontro é um momento válido para reunir, no formato virtual, profissionais de todo o país que atuam em diferentes causas, participando de conteúdos diversificados sobre comunicação e captação de recursos. Ficamos muito felizes de estarmos com a ABCR e a Escola Aberta nesta iniciativa há três edições, proporcionando conteúdos de qualidade e de forma acessível”.
Finalmente, Débora Verdan, da Escola Aberta do Terceiro Setor, reforça que “é uma honra estar em uma parceria com a ABCR e a Rede Filantropia. Este é um momento singular de aprendizado e atualização sobre as tendências de comunicação e captação de recursos, além de ser uma excelente oportunidade de ter insights para ações das OSCs em 2025. Quem atua no Terceiro Setor não pode perder!”.
Confira a programação
No primeiro dia (04), o evento virtual abordará diversas estratégias e práticas voltadas à comunicação e captação de recursos no Terceiro Setor. As discussões vão iniciar com temas como a régua de comunicação para fortalecer o relacionamento com doadores, a gestão de captação de recursos e a implementação do ESG (Environmental, Social, Governance) no processo de captação.
Ainda no mesmo dia, serão tratados os desafios do setor no relacionamento com empresas dentro do ESG, a captação via emendas parlamentares e em grandes emergências. Também haverá estudo de caso da Visão Mundial, além de foco em inclusão e diversidade nas OSCs e aspectos essenciais do Transferegov para captação de recursos federais.
Os palestrantes discutirão a cultura omnichannel e a unificação de canais, a transparência nos sites das ONGs e a gestão financeira para otimizar projetos sociais. A programação inclui comunicação com grandes doadores, a cultura de doação e a importância da linguagem social na captação de recursos. Também serão apresentadas ações criativas e eficazes para o Dia de Doar, seguidas por debates sobre estatuto, governança e captação via telemarketing e WhatsApp, além de comunicação voltada para advocacy, destacando o exemplo da reforma tributária.
Já no segundo dia (05), a programação segue com estratégias eficazes para o uso do LinkedIn, com foco em transformar colaboradores em embaixadores da marca, além de discutir o desenvolvimento sustentável e sua comunicação. Também será explorada a captação de recursos para o desenvolvimento institucional.
Outros temas incluem a desconstrução da narrativa da “Farra das ONGs”, a preparação das OSCs para gerirem os recursos captados e o uso do ChatGPT na elaboração de projetos. O evento também contará com debates sobre a relação entre influenciadores e ONGs, os riscos e potencialidades da pejotização na captação de recursos e o uso de inteligência artificial (IA) em comunicação e marketing.
No final do segundo dia, serão desvendados mitos e verdades sobre a captação com eventos, o desenvolvimento institucional das OSCs e as principais ferramentas de IA para impulsionar causas. Serão discutidos, ainda, a valorização da profissão de captador, o engajamento estratégico de stakeholders para captação com impacto ESG, ideias inovadoras para captação de recursos, como fazer um bom pitch, incentivos fiscais, benefícios tributários e a Plataforma Conjunta.
Masterclasses e certificado
A programação do último dia (06) é dedicada aos Participantes Especiais, que, ao adquirirem um ingresso no valor de R$ 150, terão acesso a masterclasses exclusivas e a todo o conteúdo gravado dos dias anteriores. As palestras programadas são “10 dicas para captar grandes doações com pessoas físicas”, “ODS e Indicadores de Impacto” e “Como estruturar uma área de captação de recursos”. Além disso, os participantes que optarem por esse ingresso terão direito a um certificado de participação.
Inscrições abertas
As inscrições para a 4ª edição do Encontro de Comunicação e Captação de Recursos já estão abertas e podem ser feitas de forma gratuita no site oficial do evento, clicando aqui.
Serviço:
Encontro de Comunicação e Captação de Recursos 2024
Data: 04 a 06 de novembro de 2024
Horário: 04 e 05, das 09h às 18h, e 06, das 09h às 12h
Formato: Virtual e gratuito
Mais de 30 palestras com especialistas do Terceiro Setor
Inscrições e informações: https://www.filantropia.ong/iv-encontro
Sobre a ABCRA Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) (www.captadores.org.br) reúne e representa os profissionais de captação, mobilização de recursos e desenvolvimento institucional, que atuam para as organizações da sociedade civil no Brasil. Lidera campanhas, eventos e uma série de outras iniciativas de fortalecimento do setor e de apoio a quem atua por uma sociedade mais justa e democrática.