fbpx
  • seg. nov 25th, 2024

“Capacitismo e o Mercado de trabalho” no 7° Fórum Geração Inclusiva em Ribeirão Preto

"Capacitismo e o Mercado de trabalho" no 7° Fórum Geração Inclusiva em Ribeirão Preto

Com o tema “Capacitismo e o Mercado de trabalho”, 7° Fórum Geração Inclusiva acontece em Ribeirão Preto, no interior de SP. Apenas 1% das pessoas com deficiência estão empregadas.

A Geração Inclusiva promoverá, no próximo dia 27 de maio, às 18h30, no auditório do Senai Ribeirão Preto, seu 7° Fórum com o tema “Capacitismo e o Mercado de trabalho”. O evento será um rico painel, composto por duas mediadoras e cinco painelistas com carreiras de sucesso, comprovando que a deficiência é uma característica que não impede o desenvolvimento profissional, desde que tenhamos um mundo mais acessível e equânime. Todos os Painelistas são pessoas com algum tipo de deficiência.

Viviane Martini, idealizadora e CEO da Geração Inclusiva, diz que para haver inclusão de fato, é preciso informar, conscientizar e conviver, desenvolvendo a empatia e trabalhando uma das acessibilidades fundamentais – a atitudinal. 

“Nossos Fóruns têm tido um aumento constante no número de participantes, pessoas com e sem deficiência, debatendo, interagindo, conhecendo o outro lado. Essa convivência é um grande diferencial para o sucesso do projeto, que visa ampliar a participação da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, no empreendedorismo e na sociedade como um todo, exercendo o direito que eles têm e que hoje ainda é tão pouco respeitado”, afirma.

O Capacitismo é o preconceito que tem como base a “capacidade” de outros seres humanos, principalmente em relação à pessoa com deficiência – que sofre maior discriminação quando subestimamos sua competência para realizar algo.  As atitudes capacitistas são estruturais e estão tão enraizadas, que muitas vezes nem são percebidas.

Esse é um dos motivos para vivermos no Brasil uma triste realidade de apenas 440 mil PCDs ocupando postos formais de trabalho, num universo de 45 milhões de Brasileiros com algum tipo de deficiência, ou seja, apenas 1% está empregada.

“Existem diversas formas de combater o capacitismo e nossos mediadores e painelistas trarão suas histórias e experiências, além de abordar as dúvidas que o público está trazendo nas redes sociais do Projeto. É um tema para todos, mas nem todos estão disponíveis para o tema, infelizmente”, conclui Viviane Martini.

Conheça os participantes:

Luciana Rodrigues – Mediadora

Fundadora e CEO do grupo Scio, uma empresa criada com foco na Educação e na Inclusão da pessoa com deficiência, e na formação e capacitação de profissionais da área educacional e empresarial.

Atualmente está como Consultora Internacional da UNESCO e MEC sobre AEE – Atendimento Educacional Especializado na região Sudeste.

Fabiane Barboni – Mediadora

Psicóloga e Mestre em Psicologia pela USP de Ribeirão Preto. É fundadora e CEO da Lótus Desenvolvimento Humano, onde atua como mentora e consultora em planejamento estratégico e gestão de negócios, palestrante, facilitadora de cursos de empreendedorismo e de desenvolvimento humano, além de coach pessoal, de carreira e empresarial.

Cristian Siqueira – Painelista

Formado Radialista pelo SENAC, é também técnico e editor de áudio, já tendo atuado em grandes eventos. Mestre de cerimônias faz locução em eventos diversos. É também músico instrumentista, cantor e compositor. Ficou cego por um erro médico, ao nascer prematuro de 5 meses.

Fábio Deodato – Painelista

Professor, formado em Administração de empresas e especialista em educação Inclusiva. Atualmente é assessor pedagógico na divisão de Educação Especial na Secretaria Municipal de Ribeirão Preto. Cego de nascença e acometido de Cegueira total, sem percepção de luz.

Patrícia Stanchevich – Painelista

Doutoranda em Educação, Mestre em Pedagogia do Movimento, Facilitadora innerlinks Jogo da Transformação e Facilitadora Certificada em Access Consciousness. Descobriu ter síndrome de Asperger, um estado do Espectro Autista, quando já adulta.

Paulo Sérgio – Painelista

Tem 30 anos de Advocacia e é especializado na área da família e Sucessões, direito médico e direito da Pessoa com Deficiência. Aos 7 meses de idade teve poliomielite, após tomar uma vacina vencida, tendo que fazer uso de uma órtese para andar.

Há 8 anos, por recomendação médica, passou a utilizar a cadeira de rodas. Mesmo com algumas limitações, impostas principalmente pela falta de Acessibilidade, continua batalhando e buscando seus ideais.

Robson Costa – Painelista

Pesquisador em Gestão do Conhecimento, no IPEN-USP/SP; graduado em administração de empresas e Mestre em Comunicação e Semiótica. Possui larga experiência no mundo corporativo, inclusive falando 4 idiomas, Português, Inglês, Espanhol e Libras (língua Brasileira de Sinais).

É Idealizador e CEO do Instituto “Som da Vida”, que nasceu da necessidade de prover para as pessoas com deficiência auditiva e surdez, as estruturas necessárias para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Deficiente auditivo de nascença, com grau de moderado severo, começou a falar aos 10 anos de idade.

Para mais informações e inscrições:

https://www.instagram.com/geracaoinclusivabr/

Publicações Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *