fbpx
  • ter. dez 3rd, 2024

Fundação Dorina Nowill para Cegos realiza Conferência Internacional de Acessibilidade

Fundação Dorina Nowill para Cegos realiza Conferência Internacional de Acessibilidade

Evento, que acontece no dia 13 de novembro, reúne grandes nomes e coloca o país no centro das discussões globais sobre acessibilidade no mercado editorial. A Fundação Dorina sedia, ainda, a reunião do Consórcio Daisy, nos dias 11 e 12 de novembro

Descrição de imagem: Banner de fundo azul escuro com ícones de livro, som, fone de ouvido e celular. Na parte superior, o texto: Conferência Internacional de Acessibilidade, International Conference of Accessibility. Na parte inferior, logos da Fundação, Daisy e Instituto Gol. Fim da descrição.

Com o propósito de incentivar a inclusão e a acessibilidade, a Fundação Dorina Nowill para Cegos, referência em inclusão social de pessoas cegas e com baixa visão, idealizou e será anfitriã da Conferência Internacional de Acessibilidade, que acontece, no dia 13 de novembro, no Mercure São Paulo Moema Times Square Hotel, reunindo entidades e especialistas em acessibilidade editorial de diversas partes do mundo, com o objetivo de expandir fronteiras e reafirmar seu compromisso e propósito com a causa.

A Conferência será um momento valioso para compartilhar conhecimentos, aprender com os principais nomes da área e fortalecer a causa da acessibilidade, ampliando a conscientização e o impacto dessa pauta no mundo.  Entre os destaques da programação, estão temas estratégicos como o ecossistema Braille, abordado pela própria Fundação Dorina, o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), além de uma sessão especial sobre livros digitais acessíveis, ministrada pela UNICEF.

Com o mesmo propósito, nos dias 11 e 12 de novembro, a Fundação Dorina, também realiza, em sua sede, o encontro internacional dos membros do conselho do Daisy, consórcio que tem como missão identificar boas práticas e desenvolver linhas de orientação para uma publicação cada vez mais inclusiva. Será o momento para discutir os assuntos mais latentes do segmento, com a presença de observadores especialistas que poderão acompanhar as discussões e o trabalho das grandes lideranças mundiais, fortalecendo, ainda, a rede de cooperação internacional em prol de uma causa que ganha cada vez mais visibilidade.

Agenda

  • Das 09h00 às 09h30

Credenciamento

  • Das 09h30 às 09h45

Abertura Oficial do Evento 

  • Das 09h45 às 10h15

Cenário Américas Central e do Sul 

Abertura da mesa: O atual cenário e os desafios para a acessibilidade dos livros nos países das Américas Central e do Sul, com a Karine Pansa, Presidente na International Publishers Association (IPA).

  • Das 10h15 às 10h45

Cenário na Argentina 

Com o representante Pablo Lecuona, Diretor e Fundador da Asociación Civil Tiflonexos.

  • Das 10h45 às 11h15

Cenário na Colômbia 

John Jairo Jiménez, o representante do país, do Instituto Nacional Para Ciegos (INCI).

  • Das 11h15 às 11h45

Cenário no México 

Com a Camerina Robles Cuéllar como representante do México, da Organismo Mexicano Promotor del Desarrollo Integral de los Discapacitados Visuales (IAP).

  • Das 11h45 às 12h15

Cenário no Uruguai 

Com a representante Carla Trivelli, da Fundación Braille del Uruguay. 

  • Das 14h00 às 14h20

O Ato Europeu de Acessibilidade (EAA) 

O Ato Europeu de Acessibilidade e como as organizações estão se adequando a ele, com o Richard Orme, CEO do Consórcio Daisy. 

  • Das 14h20 às 14h50

ABC Consortium/WIPO

Apresentação e panorama sobre as atuações nas Américas, com o Luc Maumet, Bibliotecário especializado.

  • Das 14h50 às 15h35

Ecossistema Braille 

Apresentação da Fundação Dorina Nowill para Cegos sobre o desenvolvimento de novas ferramentas para superar as limitações na produção de livros em Braille.

  • Das 15h35 às 16h20

Programa Nacional do Livro e do Material Didático 

Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e a importância do programa para a promoção da acessibilidade na educação, com a Nadja Cezar, Coordenadora Geral do Livro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

  • Das 16h20 às 16h50

UNICEF – IA 

Iniciativa de Livros Didáticos Digitais Acessíveis, com a Julie De Barbeyrac, Especialista em Educação Inclusiva e Deficiência no UNICEF.

  • Das 16h50 às 17h00

Considerações finais.

Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos 

A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. Há 78 anos se dedica à inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos cegos e com baixa visão. A instituição oferece serviços gratuitos e especializados de habilitação e reabilitação, dentre eles orientação e mobilidade e clínica de visão subnormal, além de programas de inclusão educacional e profissional. 

Responsável por um dos maiores parques gráficos braille em capacidade produtiva da América Latina, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é referência na produção e distribuição de materiais nos formatos acessíveis braille, áudio, impressão em fonte ampliada e digital acessível, incluindo o envio gratuito de livros para milhares de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil. 

A instituição também oferece uma gama de serviços em acessibilidade, como cursos, capacitações customizadas, audiodescrição e consultorias especializadas como acessibilidade arquitetônica e web. Com o apoio fundamental de colaboradores, conselheiros, parceiros, patrocinadores e voluntários, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é reconhecida e respeitada pela seriedade de um trabalho que atravessa décadas e busca conferir independência, autonomia e dignidade às pessoas com deficiência visual. 

Mais detalhes aqui no site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *