fbpx
  • sáb. nov 16th, 2024

Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica fecha a 25ª edição com recorde de participantes

Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica fecha a 25ª edição com recorde de participantes

Ao longo de três dias, evento organizado pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) reuniu mais de 4 mil inscritos, entre médicos e outros profissionais da saúde do Brasil e exterior

Como tema central a “Humanização na era digital”, o maior congresso de Oncologia Clínica do País obteve números recordes em sua 25ª edição. Durante os dias 7, 8 e 9 de novembro, a cidade e do Rio de Janeiro foi escolhida para o encontro de especialistas da área, atualização científica e debates sobre os desafios do enfrentamento do câncer no Brasil e no mundo. Com mais de 4 mil inscritos, os participantes tiveram acesso a uma programação completa com a apresentação de 415 palestrantes nacionais e 26 internacionais distribuídas em 340 sessões.

Para a presidente da SBOC, Dra. Anelisa Coutinho, o congresso foi um grande encontro entre ciência e pessoas. Além dos tópicos de atualização técnica dos tratamentos das principais doenças, câncer de mama, de pulmão, tumores gastrointestinais, tumores urológicos, pele, sarcomas e outros, foram apresentadas sessões voltadas a pesquisa, escrita científica e temas de relevância para jovens oncologistas, que representam o futuro da especialidade. “A preservação da história da Sociedade, e do legado das pessoas esteve presente em todos os momentos nesse verdadeiro encontro, que foi bem além da ciência”, afirma.

Este ano, o Congresso destacou a importância da combinação entre tecnologia avançada e o cuidado humanizado no tratamento oncológico. Segundo a especialista, embora a tecnologia seja essencial para diagnósticos precoces, desenvolvimento de tratamentos personalizados e avanços como a imunoterapia e a cirurgia robótica, o aspecto humano — incluindo acolhimento, escuta e compaixão — é indispensável para atender integralmente os pacientes com câncer. “Essa integração entre inovação tecnológica e sensibilidade humana é fundamental para oferecer um cuidado completo e eficaz aos pacientes oncológicos”, completa.

Com sessões focadas em áreas como genética, oncogenômica e BIG DATA, o evento também discutiu o papel da inovação no futuro da oncologia, promovendo a integração multiprofissional em workshops de enfermagem, farmácia oncológica, nutrição e psicologia. Entre mais de 380 trabalhos científicos apresentados e a participação de sociedades e associações nacionais e internacionais, o congresso reforçou a importância do cuidado integral, ético e humanizado.

A presidente eleita para a gestão 2025 da SBOC, Dra. Angélica Nogueira, destaca a robustez da Sociedade ao atingir 25 anos de congresso e a intenção de seguir com a internacionalização da SBOC, incluindo os países da América Latina, e também com a maior cooperação com outros sociedades internacionais, como a ASCO e a ESMO. Para o próximo ano, ela destaca como pontos primordiais em sua gestão a importância do acesso e da equidade no tratamento de câncer no Brasil, destacando as disparidades significativas no país. “Houve uma revolução no tratamento do câncer na última década e é muito importante que a gente discuta e viabilize políticas para que a população brasileira como um todo tenha acesso ao essencial”, destaca.

Sobre a SBOC

Fundada em 1981, a SBOC representa médicos oncologistas clínicos em todo o território nacional, com associados distribuídos pelos 26 estados e o Distrito Federal. A Sociedade atua em diversas frentes como o incentivo à formação e à pesquisa, educação continuada, políticas de saúde, defesa profissional e relações nacionais e internacionais, visando contribuir para o fortalecimento da Oncologia no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *