Iniciativa busca reforçar a cultura do voluntariado no Brasil e orientar organizações sobre aspectos jurídicos e contábeis
No Brasil, mais de 57 milhões de pessoas se mobilizam como voluntários por uma causa, o que representa 34% da população de mais de 16 anos, segundo dados da pesquisa voluntariado no Brasil 2021. Para expandir essa comunidade e ajudar organizações a formalizarem suas políticas de voluntariado, o Lupa do Bem, uma iniciativa da Sherlock Communications que mapeia e divulga pequenas ONGs, em parceria com Silvia Naccache, lança o e-book “Voluntariado nas Organizações”. O material, que pode ser baixado gratuitamente, apresenta conceitos-chave, dados atualizados sobre o perfil do voluntário e orientações para gestão jurídica e contábil no terceiro setor.
O material abrange temas essenciais para organizações da sociedade civil, como a formalização do serviço voluntário e o Termo de Adesão ao Serviço Voluntário, cujo modelo pode ser consultado no e-book. A cofundadora e coordenadora do Lupa do Bem, Fabiana Rosa, destaca a importância da formalização no voluntariado: “Um dos nossos principais objetivos foi disponibilizar modelos de documentos que auxiliem as ONGs a documentar a atuação dos voluntários, assegurando que o processo siga a Lei de Serviço Voluntário no Brasil. Esse cuidado com a formalização ajuda a proteger tanto o voluntário quanto a organização e torna o processo mais seguro e organizado.”
A Silvia Naccache, empreendedora social e consultora especialista em voluntariado, explica que é fundamental monitorar e registrar as horas doadas, atribuindo valores apropriados a cada atividade realizada pelos voluntários. “Esses dados são essenciais para os relatórios e balanços das organizações, pois demonstram o impacto e o valor, inclusive financeiro, do voluntariado. Além disso, promovem o reconhecimento e a valorização dos voluntários”, complementa.
Orientações para gerenciar não apenas o programa de voluntariado, mas também os próprios voluntários envolvidos nas iniciativas também podem ser encontradas no e-book. Além disso, o material fornece estratégias para recrutamento, formalização, integração e fidelização desses, abrangendo todo o ciclo, desde o início até o encerramento da participação.
“Com o avanço das crises globais, o voluntariado deixou de ser apenas uma ação de solidariedade e se tornou um chamado urgente para cooperar em diferentes frentes que necessitam de ajuda, seja com habilidades específicas ou simplesmente com a disponibilização do seu tempo e dedicação. Esperamos que este material ajude pequenas e médias organizações sociais a entenderem como gerenciar melhor esse tipo de suporte internamente, também garantindo a integridade dos beneficiários e que exista, de fato, um impacto positivo para todos ”, comenta Fabiana.
Fabiana também explica que alguns aspectos são fundamentais para o desenvolvimento sustentável das ONGs, que percebeu nos três anos de atividade do projeto. “O crescimento dessas organizações depende de dois fatores principais: suporte financeiro e voluntários que contribuam com conhecimento ou trabalho. Isso pode incluir alguém que cria o site, cuida das redes sociais, ou auxilia nas atividades diárias, como organizar a instituição ou comprar alimentos etc. Por isso, criamos um primeiro e-book sobre captação de recursos para ajudar as ONGs a financiar seus projetos; em seguida, lançamos um segundo e-book sobre a importância de estruturar o projeto, com CNPJ e tudo regularizado, essencial para obter financiamento e participar de editais; já esse terceiro e-book destaca a complementaridade da força do voluntariado para o crescimento, especialmente para ONGs pequenas e médias”.
O e-book Voluntariado nas Organizações é o terceiro da coleção do Lupa do Bem, que inclui ainda o Guia de Mobilização de Recursos e Como Começar uma ONG. Para mais informações, acesse o site do Lupa do Bem e baixe a coleção gratuitamente.
Sobre o Lupa do Bem
O Lupa do Bem, uma iniciativa da Sherlock Communications, é uma rede dedicada a fomentar o crescimento de pequenas e médias organizações sociais no Brasil e na América Latina. Reconhecido com o Prêmio Impactos Positivos 2024, o projeto já mapeou e integrou mais de 400 ONGs, apoiando-as na divulgação de suas histórias por meio de matérias jornalísticas e destacando o impacto positivo que geram em suas comunidades.
Além de ampliar a visibilidade dessas causas, o Lupa do Bem cumpre com um papel educativo para a manutenção e formalização das atividades voltadas para o terceiro setor. Com essas ações, o projeto já impactou direta e indiretamente cerca de 15 mil pessoas, fortalecendo iniciativas sociais e promovendo mudanças significativas.
Para saber mais, visite o site e as redes sociais no Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.