A Instituição participará de um painel em que o tema abordado será os desafios e práticas que promovem ambientes inclusivos e acessíveis nas empresas
O Instituto Jô Clemente (IJC), uma das principais referências que promove a saúde e inclusão de pessoas com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA), Doenças Raras estará presente na 19ª edição da Reatech – a maior feira Internacional de Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação da América Latina, para abordar a temática da Inclusão Profissional de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
A feira, que ocorre entre os dias 20 e 23 de novembro no São Paulo Expo, também sediará a 1ª edição da Expo Brasil Paralímpico, reunindo profissionais e especialistas para promover uma discussão sobre práticas inclusivas e políticas de ESG (Meio Ambiente, Social e Governança) com enfoque anticapacitista.
No dia 22 de novembro, das 14h30 às 16h30, o coordenador de Inclusão Social do IJC, Flávio Gonzalez, participará do painel Futuro do ESG e Transformação Social: Empresas e Organizações Sociais Anticapacitistas. Psicólogo e pesquisador da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Flavio conta com 28 anos de experiência na área de Inclusão Profissional de pessoas com deficiência e, durante o painel, discutirá os desafios e avanços necessários para criar um ambiente laboral mais inclusivo, além das práticas que as empresas e organizações devem adotar para serem realmente acessíveis e justas com todos os profissionais que fazem parte da companhia.
Com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada em 2023, cerca de 18,6 milhões de brasileiros com deficiência, representando 8,9% da população, ainda enfrentam desafios significativos para a inclusão em atividades cotidianas, incluindo o mercado de trabalho. O Instituto Jô Clemente (IJC), por meio de seu programa de Inclusão Profissional, atua na capacitação, inclusão e acompanhamento de pessoas com deficiência e, desde 2013, já impactou positivamente mais de 4 mil pessoas em diversas empresas e Órgãos Públicos.
“Para além de políticas de inclusão, é importante que as empresas entendam e possam adotar práticas mais sustentáveis e anticapacitistas, promovendo mudanças estruturais que garantam o acesso ao mercado de trabalho. Somente com um compromisso ativo e uma abordagem ESG sólida, é possível transformar o ambiente profissional para torná-lo, de fato, inclusivo”, afirma Flavio.
SERVIÇO:
Painel IJC: 22 de novembro, das 14h30 às 16h30
Evento: Reatech Brasil 2024 – Feira Internacional de Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação
Data: 20 a 23 de novembro de 2024
Horário: 10h às 19h
Local: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Vila Água Funda, São Paulo – SP
Mais informações: clique aqui.
Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)
O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há mais de 63 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, além de apoiar sua Inclusão Social e a Defesa de seus Direitos, disseminando conhecimento por meio de pesquisas científicas. Com o pioneirismo e a inovação como premissas, propicia o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favorecem a escolaridade e o Emprego Apoiado, e oferecer assessoria jurídica às famílias sobre direitos das pessoas com Deficiência Intelectual e Autismo.
Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório do Instituto Jô Clemente (IJC) é o maior do Brasil em número de exames realizados e oferece atualmente 100% do Teste do Pezinho Ampliado na rede pública do município de São Paulo e quase 70% dos exames do Teste do Pezinho no Estado de São Paulo. O diagnóstico precoce abrange cerca de 50 doenças, incluindo dezenas de condições raras e 7 doenças (toxoplasmose, a sétima doença, em fase de implantação). É também um centro de referência no tratamento de fenilcetonúria, deficiência de biotinidase e hipotireoidismo congênito, doenças detectadas no Teste do Pezinho que podem evoluir para a Deficiência Intelectual se não tratadas corretamente.
Além disso, o IJC produz e difunde conhecimento sobre Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras. Tem como foco neste eixo apoiar e desenvolver projetos de pesquisa aplicada, tecnológica e de inovação, em parceria com órgãos públicos ou privados e instituições de ensino e pesquisa, com o objetivo de gerar conhecimento para estudos, informações para as pessoas, produtos e serviços para esta população.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5080-7000 ou pelo site do IJC (ijc.org.br), o 1º do Brasil com 100% de acessibilidade.