fbpx
  • qua. dez 4th, 2024

Os desafios para inserção da pessoa com deficiência em um mercado de trabalho capacitista

Os desafios para inserção da pessoa com deficiência em um mercado de trabalho capacitista

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é acompanhado por reflexões sobre a falta de capacitação no ambiente profissional

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil é um país com 18,6 milhões de pessoas com deficiência, representando quase 9% da população. Deste número 4,6% representam a força de trabalho, segundo estudo da Diversitera, startup voltada para pesquisas de diversidade e inclusão. Com a chegada do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, a data reforça a reflexão sobre os desafios enfrentados por essas pessoas para conquistar espaço no mercado de trabalho.

O ambiente corporativo ainda enfrenta desafios significativos relacionados ao capacitismo, discriminação e preconceito contra pessoas com deficiência. Além disso, muitas empresas não estão preparadas para acolher esses profissionais. Para que esse cenário seja diferente, é necessário mudar a forma como a sociedade enxerga a deficiência, promovendo inclusão e acessibilidade. A ACESA Capuava é uma das entidades atuantes que prepara os jovens desde cedo para a vida profissional. Sediada em Valinhos (SP) e com um trabalho multidisciplinar, a instituição foca no desenvolvimento de habilidades motoras, orais e auditivas de seus assistidos, contribuindo para que estejam mais preparados para ingressar no mercado de trabalho.

Fernanda Teixeira, Presidente da ACESA Capuava, acredita que pessoas com deficiência têm plena capacidade de posições como qualquer outra pessoa, mas que o capacitismo ainda é uma barreira significativa para que isso se torne realidade. “O olhar que se tem hoje sobre a deficiência coloca pessoas extremamente capazes em posições inferiores no ambiente profissional. Nós da ACESA Capuava atuamos com objetivo de formar profissionais preparados para este mercado e que ocupem cargos importantes mesmo diante do preconceito”, comentou Fernanda Teixeira.

Pensando em capacitar empresas para acolher profissionais com deficiência e promover ambientes de trabalho mais inclusivos, a Specialisterne Brasil, organização social focada na inclusão de pessoas com autismo e outras neurodivergências, trabalha com a dinâmica de capacitação, formação especializada, proporcionando sessões educativas, suporte especializado e treinamentos para empresas e equipes. 

“O nosso trabalho é contribuir para a empregabilidade das pessoas autistas, mas também evidenciar que esse impacto positivo da inclusão no ambiente de trabalho não se limita à pessoa com deficiência. Ao valorizar a diversidade em todas as suas formas, as empresas contribuem para um futuro mais justo e equitativo”, comentou Marcelo Vitoriano, Diretor Geral da Specialisterne Brasil.

Medidas sutis como a flexibilização de horários, criação de espaços tranquilos e adaptação de reuniões para evitar sobrecargas sensoriais são exemplos de mudanças que tornam o ambiente mais acessível, beneficiando o bem-estar dos funcionários e aumentando a produtividade. Desde 2015, a Specialisterne Brasil já capacitou e inseriu mais de 500 profissionais no mercado de trabalho, contribuindo para construir uma cultura corporativa mais inclusiva e acessível.

Sobre a ACESA CAPUAVA

 A ACESA CAPUAVA é uma entidade filantrópica de Valinhos-SP que atende pessoas com transtorno do espectro autista; deficiência intelectual; deficiência múltipla e surdez. Fundada em 2002, atua junto à comunidade carente de toda Região Metropolitana de Campinas e é formada por um grupo de profissionais que se uniu com a missão de prestar um serviço de amor incondicional e de cidadania. Todos seus colaboradores acreditam no ser humano, em suas infinitas possibilidades e em sua capacidade de transformar e transcender toda e qualquer condição de vida. 

Redes sociais para mais informações

www.acesacapuava.com.br

Facebook: www.facebook.com/ACESACapuava

Instagram: Instagram.com/acesa_capuava

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/acesa-capuava

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *