• ter. abr 8th, 2025

Atletas da ADEACAMP protagonizam campanha de combate à violência no trânsito

Atletas da ADEACAMP protagonizam campanha de combate à violência no trânsito

Dois atletas da equipe ficaram tetraplégicos em consequência de acidentes de trânsito; Craques, dentro e fora de quadra, inspiram pela resiliência pós acidente

 Eles são protagonistas dentro e fora de quadra. Representam a entidade que é a quarta melhor do Brasil no ranking da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC), e endossam a tese de que o esporte transforma vidas. Ademir Batista de Souza e Erick Artur de Souza são atletas de Rugby em Cadeira de Rodas da ADEACAMP e protagonizam a campanha de combate à violência no trânsito da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), interior de SP.

Os atletas reforçam a necessidade atenção no trânsito, uma vez que a imprudência custa vidas. Em Campinas, de acordo com o último levantamento da EMDEC, velocidade e embriaguez causam 2 de 3 mortes no trânsito. Em 2023, 159 pessoas morreram no trânsito de Campinas, sendo 38% delas jovens entre 18 e 29 anos. Desse total de vítimas, 52,2% eram motociclistas. O excesso de velocidade esteve presente em 34% desses acidentes.

Ademir é um sobrevivente da violência no trânsito. Ele seguia com outros dois amigos, que não resistiram ao acidente e morreram depois que o carro foi atingido por um caminhão. Ademir saiu com vida do acidente, mas a lesão medular o deixou tetraplégico. “Em um segundo, eu perdi dois amigos e a minha vida mudou para sempre”, relembra Ademir. Hoje, o presidente da ADEACAMP e atleta de Rugby, diz que a transformação na vida dele veio por meio do esporte. “Fui apresentado ao Rugby pelo Fábio, outro atleta do time, quando estávamos na reabilitação. O Rugby não apenas me ajuda a ter condicionamento físico, mas a estar presente novamente na sociedade”, explica Ademir.

Erick também se acidentou no trânsito enquanto pilotava uma motocicleta. Segundo ele, o motorista do carro, que seguia em alta velocidade e não respeitou a sinalização de trânsito, sequer parou para prestar socorro. Quando Erick acordou, percebeu que não tinha mais os movimentos. “Foi um segundo e tudo mudou. Quem dirige, precisa entender que um descuido, por menor que seja, pode transformar a própria vida ou a de outras pessoas”, alerta Erick, que também é atleta da ADEACAMP e viu no esporte a possibilidade de continuar em movimento. “Aceitar a situação de andar numa cadeira de rodas é uma coisa, mas aceitar a cadeira de rodas para o resto da minha vida é outra. Eu não aceito não andar”, desabafa Erick.

Neste ano de muitas conquistas da equipe de Rugby em Cadeira de Rodas da ADEACAMP, como o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro da primeira divisão da modalidade, o primeiro lugar na V Copa Bebedouro de Rugby em Cadeira de Rodas, o primeiro lugar no III Torneio Paulista, além da convocação de atletas para a Seleção Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas, a participação dos atletas numa campanha de grande repercussão como essa é um reconhecimento e o reforço de que eles são craques dentro e fora de quadra, porque são resilientes e capazes de transformar a condição em que se encontram. Além disso, representam um apelo importante contra a imprudência no trânsito em Campinas e em qualquer outra cidade do Brasil.

Sobre a ADEACAMP:

A Associação dos Esportes Adaptados de Campinas (ADEACAMP) é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que busca propiciar a participação de pessoas com deficiência em práticas esportivas, promovendo qualidade de vida e incentivando a prática de esportes adaptados em Campinas e região. A associação, fundada em agosto de 2008, oferece três modalidades em cadeiras de rodas, o Handebol, a Bocha e o Rugby, sendo essa última uma modalidade paralímpica. A equipe da ADEACAMP é tetracampeã brasileira na modalidade Rugby em Cadeira de Rodas e realiza os treinamentos no Ginásio da Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *