fbpx
  • dom. dez 22nd, 2024

Alana apoia simpósio e hackathon na Universidade de Stanford focados em uso de IA para fortalecer a educação inclusiva 

Alana apoia simpósio e hackathon na Universidade de Stanford focados em uso de IA para fortalecer a educação inclusiva 

Os eventos acontecem nos dias 6 e 7 de dezembro na Universidade de Stanford, nos  Estados Unidos, fortalecendo o apoio filantrópico do Alana a instituições de ponta no cenário global

Alana, em colaboração com o Stanford Accelerator for Learning, da Graduate School of Education da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, a CAST, organização especializada em Desenho Universal de Aprendizagem (DUA), o Children’s Health Council (CHC) e o Stanford Institute for Human-Centered Artificial Intelligence (HAI), está apoiando a realização de dois eventos voltados ao fortalecimento da  educação inclusiva por meio do uso de Inteligência Artificial (IA)  para estudantes com deficiência, incluindo os com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais. Os eventos acontecem nos dias 6 e 7 de dezembro, na Universidade de Stanford, e incluem um simpósio e uma hackathon, reunindo especialistas, desenvolvedores, pessoas com deficiência e suas famílias para explorar soluções inovadoras que tornem a educação mais acessível.
 

Atuando há 30 anos na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, o Alana, por meio da Alana Foundation, vem continuamente estabelecendo parcerias com instituições de ponta, como o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) — colaboração que deu origem ao Alana Down Syndrome Center —, UCLA — com quem realizou neste ano o 1° Seminário Internacional de Educação Baseada na Natureza —, e o XPRIZE, com quem realizou o XPRIZE Rainforest, que anunciou em novembro os vencedores da competição de USD 10 milhões. 
 

Os dois eventos conectarão pesquisadores, desenvolvedores e uma comunidade que atua pela  educação inclusiva para transformar a aprendizagem de estudantes com deficiência. Com isso, a Alana Foundation busca fortalecer sua atuação no apoio ao desenvolvimento de tecnologias voltadas à inclusão, unindo forças à universidade americana por meio de investimento filantrópico em IA inclusiva.
 

“O Alana considera essencial apoiar a pesquisa e a inovação tecnológica para garantir o acesso a uma educação de qualidade a  crianças e adolescentes com deficiência”, afirma Pedro Hartung, CEO da Alana Foundation. “Temos orgulho de apoiar esses eventos em parceria com o Stanford Accelerator for Learning, uma iniciativa da universidade, com o objetivo de melhorar o aprendizado, para que seja  mais inclusivo e prazeroso para todos os estudantes”.
 

Hartung explica que a colaboração com Stanford visa, acima de tudo, democratizar o acesso à educação inclusiva por meio de tecnologias avançadas de IA. “Com o uso de soluções inovadoras de inteligência artificial, estamos promovendo uma nova abordagem de aprendizado que considera as habilidades e contribuições de cada estudante, garantindo equidade e inclusão”, explica.
 

O simpósio “IA e diferenças de aprendizado: Novas soluções, novos horizontes” vai reunir cerca de 75 participantes, incluindo pesquisadores, familiares, educadores e membros da comunidade de pessoas com deficiência, para discutir os riscos e potenciais da IA para estudantes com deficiência. O objetivo é que, ao final, seja elaborado um documento final com recomendações práticas e de políticas públicas sobre o uso de IA em contextos educacionais inclusivos. 
 

“Estamos entusiasmados em colaborar com o Alana, cujos objetivos de ampliar oportunidades para pessoas com deficiência e diferenças de aprendizagem estão profundamente alinhados aos nossos”, disse Christopher J. Lemons, professor associado de educação especial na Stanford Graduate School of Education e membro afiliado do Stanford Accelerator for Learning. “O apoio do Alana ao simpósio e à hackathon permite que o Stanford reúna indivíduos diversos e talentosos para gerar novas ideias, recomendações e aplicações voltadas para aumentar a equidade e a inclusão no mundo”.
 

Já na hackathon são esperados cerca de 100 participantes, reunidos em 20 equipes multidisciplinares para identificar e desenvolver soluções de IA para desafios na aprendizagem  de estudantes com deficiência. Um painel de jurados vai conceder três prêmios às propostas mais inovadoras e com maior impacto, seguindo critérios como inovação, criatividade, acessibilidade de uso, esforço colaborativo e preocupações de segurança e ética. 
 

Os recentes avanços na IA e, especificamente, na IA generativa, proporcionam um momento oportuno para aumentar a conscientização, atrair novos talentos, criar novas soluções baseadas em pesquisa e inspirar novas políticas sobre IA e diferenças de aprendizagem. A IA pode promover uma mudança do foco das limitações para as possibilidades, promovendo uma narrativa mais positiva, inclusiva e acolhedora que reconheça e celebre as habilidades e contribuições de todos os estudantes.
 

Sobre a Alana Foundation
Fundada em 2012, a Alana Foundation é uma organização filantrópica familiar que investe com olhar inovador em pesquisa e tecnologia. As parcerias e co-investimentos são voltados para as áreas de saúde, educação inclusiva e meio ambiente, visando promover o direito e o desenvolvimento integral da criança.

Sobre o Alana
Alana é um ecossistema de organizações de impacto socioambiental que promove e inspira um mundo melhor para as crianças. Um mundo sustentável, justo, inclusivo, igualitário e plural. Um mundo que celebra e protege a democracia, a justiça social, os direitos humanos e das crianças com prioridade absoluta. Um mundo que cuida dos seus povos, de suas florestas, dos seus mares, do seu ar.O Alana é um ecossistema de organizações interligadas, interdependentes, de atuação convergente, orientadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O encontro de um Instituto, uma Fundação e um Núcleo de Negócios de Entretenimento de Impacto. Um combinado único de educação, ciência, entretenimento e advocacy que mistura sonho e realidade, pesquisa e cultura pop, justiça e desenvolvimento, articulação e diálogo, incidência política e histórias bem contadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *