fbpx
  • sex. dez 27th, 2024

Instituto Jô Clemente e FAPESP lançam primeiro edital para pesquisas aplicadas e tecnológicas sobre Autismo

Instituto Jô Clemente e FAPESP lançam primeiro edital para pesquisas aplicadas e tecnológicas sobre Autismo

 A iniciativa, inédita no país, tem como objetivo incentivar pesquisadores de São Paulo a desenvolver soluções que melhorem a qualidade de vida das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

O Instituto Jô Clemente (IJC), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), anuncia o lançamento da primeira chamada especial para o financiamento de propostas de pesquisas aplicadas e tecnológicas sobre Autismo no Brasil. A iniciativa, inédita no país, visa incentivar a produção científica para aprimorar a qualidade de vida das pessoas com Autismo.

Pesquisadores de todo o estado de São Paulo poderão inscrever suas propostas em três modalidades de financiamento: Auxílio à Pesquisa Regular (APR), Projeto Geração e Projeto Inicial (PI). A FAPESP apoiará duas propostas em cada modalidade, podendo redistribuir os recursos caso alguma delas não atinja a meta de seleção.

“A expectativa é selecionar projetos inovadores que promovam não apenas avanços científicos, mas também a inclusão, incentivando a participação de pessoas com Autismo como pesquisadores ou membros da comunidade. A parceria com a FAPESP possibilitará que a ciência brasileira avance na compreensão e no manejo do Autismo, oferecendo subsídios que transformem a vida de milhares de pessoas”, afirma Gustavo Schiavo, coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação (CEPI) do Instituto Jô Clemente (IJC).

As linhas temáticas do edital abrangem áreas-chave para o Autismo. Na Linha Temática de Saúde, as pesquisas deverão transformar descobertas científicas em benefícios clínicos, com foco em marcadores biológicos e o uso de tecnologias de Inteligência Artificial para análise de dados clínicos e genéticos. Já a Linha Temática de Educação promoverá pesquisas que desenvolvam práticas educacionais baseadas em evidências, sustentáveis e escaláveis, incluindo a criação de conteúdos e metodologias para profissionais, familiares e para o desenvolvimento de abordagens pedagógicas inclusivas.

“Este edital representa um passo importante no fortalecimento da pesquisa sobre Autismo, promovendo descobertas e inovações que impactarão diretamente o diagnóstico, o atendimento clínico e a inclusão social das pessoas com Autismo”, explica Edward Yang, Gerente do Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação (CEPI) do Instituto Jô Clemente (IJC).

A FAPESP e o CEPI do IJC realizarão, em janeiro de 2025, uma transmissão ao vivo para esclarecer dúvidas dos pesquisadores sobre o edital lançado no canal da FAPESP.

Como participar

Os pesquisadores interessados deverão submeter uma proposta inicial por meio do sistema SAGe da FAPESP, incluindo um sumário executivo do projeto e o orçamento estimado. O prazo para a submissão é até 26 de maio de 2025, e as pesquisas selecionadas para a segunda etapa deverão apresentar a versão completa dos projetos em abril de 2025. O anúncio das iniciativas contempladas será feito em agosto de 2025.

Com o edital, o IJC e a FAPESP reafirmam seu compromisso com o avanço da pesquisa científica e o desenvolvimento de soluções transformadoras para as pessoas com Autismo, seus familiares e profissionais de apoio, em consonância com os princípios de inclusão e inovação que guiam ambas as Instituições.


Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)

O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há mais de 63 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, além de apoiar sua Inclusão Social e a Defesa de seus Direitos, disseminando conhecimento por meio de pesquisas científicas. Com o pioneirismo e a inovação como premissas, propicia o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favorecem a escolaridade e o Emprego Apoiado, e oferecer assessoria jurídica às famílias sobre direitos das pessoas com Deficiência Intelectual e Autismo.
 

Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório do Instituto Jô Clemente (IJC) é o maior do Brasil em número de exames realizados e oferece atualmente 100% do Teste do Pezinho Ampliado na rede pública do município de São Paulo e quase 70% dos exames do Teste do Pezinho no Estado de São Paulo. O diagnóstico precoce abrange cerca de 50 doenças, incluindo dezenas de condições raras e 7 doenças (toxoplasmose, a sétima doença, em fase de implantação). É também um centro de referência no tratamento de fenilcetonúria, deficiência de biotinidase e hipotireoidismo congênito, doenças detectadas no Teste do Pezinho que podem evoluir para a Deficiência Intelectual se não tratadas corretamente.
 

Além disso, o IJC produz e difunde conhecimento sobre Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras. Tem como foco neste eixo apoiar e desenvolver projetos de pesquisa aplicada, tecnológica e de inovação, em parceria com órgãos públicos ou privados e instituições de ensino e pesquisa, com o objetivo de gerar conhecimento para estudos, informações para as pessoas, produtos e serviços para esta população.
 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5080-7000 ou pelo site do IJC (ijc.org.br), o 1º do Brasil com 100% de acessibilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *