Instituto Jô Clemente e FAPESP lançam primeiro edital para pesquisas aplicadas e tecnológicas sobre Autismo

 A iniciativa, inédita no país, tem como objetivo incentivar pesquisadores de São Paulo a desenvolver soluções que melhorem a qualidade de vida das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

O Instituto Jô Clemente (IJC), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), anuncia o lançamento da primeira chamada especial para o financiamento de propostas de pesquisas aplicadas e tecnológicas sobre Autismo no Brasil. A iniciativa, inédita no país, visa incentivar a produção científica para aprimorar a qualidade de vida das pessoas com Autismo.

Pesquisadores de todo o estado de São Paulo poderão inscrever suas propostas em três modalidades de financiamento: Auxílio à Pesquisa Regular (APR), Projeto Geração e Projeto Inicial (PI). A FAPESP apoiará duas propostas em cada modalidade, podendo redistribuir os recursos caso alguma delas não atinja a meta de seleção.

“A expectativa é selecionar projetos inovadores que promovam não apenas avanços científicos, mas também a inclusão, incentivando a participação de pessoas com Autismo como pesquisadores ou membros da comunidade. A parceria com a FAPESP possibilitará que a ciência brasileira avance na compreensão e no manejo do Autismo, oferecendo subsídios que transformem a vida de milhares de pessoas”, afirma Gustavo Schiavo, coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação (CEPI) do Instituto Jô Clemente (IJC).

As linhas temáticas do edital abrangem áreas-chave para o Autismo. Na Linha Temática de Saúde, as pesquisas deverão transformar descobertas científicas em benefícios clínicos, com foco em marcadores biológicos e o uso de tecnologias de Inteligência Artificial para análise de dados clínicos e genéticos. Já a Linha Temática de Educação promoverá pesquisas que desenvolvam práticas educacionais baseadas em evidências, sustentáveis e escaláveis, incluindo a criação de conteúdos e metodologias para profissionais, familiares e para o desenvolvimento de abordagens pedagógicas inclusivas.

“Este edital representa um passo importante no fortalecimento da pesquisa sobre Autismo, promovendo descobertas e inovações que impactarão diretamente o diagnóstico, o atendimento clínico e a inclusão social das pessoas com Autismo”, explica Edward Yang, Gerente do Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação (CEPI) do Instituto Jô Clemente (IJC).

A FAPESP e o CEPI do IJC realizarão, em janeiro de 2025, uma transmissão ao vivo para esclarecer dúvidas dos pesquisadores sobre o edital lançado no canal da FAPESP.

Como participar

Os pesquisadores interessados deverão submeter uma proposta inicial por meio do sistema SAGe da FAPESP, incluindo um sumário executivo do projeto e o orçamento estimado. O prazo para a submissão é até 26 de maio de 2025, e as pesquisas selecionadas para a segunda etapa deverão apresentar a versão completa dos projetos em abril de 2025. O anúncio das iniciativas contempladas será feito em agosto de 2025.

Com o edital, o IJC e a FAPESP reafirmam seu compromisso com o avanço da pesquisa científica e o desenvolvimento de soluções transformadoras para as pessoas com Autismo, seus familiares e profissionais de apoio, em consonância com os princípios de inclusão e inovação que guiam ambas as Instituições.


Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)

O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há mais de 63 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, além de apoiar sua Inclusão Social e a Defesa de seus Direitos, disseminando conhecimento por meio de pesquisas científicas. Com o pioneirismo e a inovação como premissas, propicia o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favorecem a escolaridade e o Emprego Apoiado, e oferecer assessoria jurídica às famílias sobre direitos das pessoas com Deficiência Intelectual e Autismo.
 

Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório do Instituto Jô Clemente (IJC) é o maior do Brasil em número de exames realizados e oferece atualmente 100% do Teste do Pezinho Ampliado na rede pública do município de São Paulo e quase 70% dos exames do Teste do Pezinho no Estado de São Paulo. O diagnóstico precoce abrange cerca de 50 doenças, incluindo dezenas de condições raras e 7 doenças (toxoplasmose, a sétima doença, em fase de implantação). É também um centro de referência no tratamento de fenilcetonúria, deficiência de biotinidase e hipotireoidismo congênito, doenças detectadas no Teste do Pezinho que podem evoluir para a Deficiência Intelectual se não tratadas corretamente.
 

Além disso, o IJC produz e difunde conhecimento sobre Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras. Tem como foco neste eixo apoiar e desenvolver projetos de pesquisa aplicada, tecnológica e de inovação, em parceria com órgãos públicos ou privados e instituições de ensino e pesquisa, com o objetivo de gerar conhecimento para estudos, informações para as pessoas, produtos e serviços para esta população.
 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5080-7000 ou pelo site do IJC (ijc.org.br), o 1º do Brasil com 100% de acessibilidade.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore