Surdos Fazem Cinema abre inscrições até 11 de março para a edição 2025 em São Paulo

Surdos Fazem Cinema abre inscrições até 11 de março para a edição 2025 em São Paulo

Curso de cinema gratuito para surdos recebe inscrições até 11 de março

Já imaginou um curso onde alunos surdos são protagonistas na frente e atrás das câmeras? Essa é a proposta do projeto Surdos Fazem Cinema, que está com inscrições abertas para sua terceira edição. O curso, totalmente gratuito, capacita estudantes surdos em todas as etapas da produção cinematográfica, desde a criação de roteiros até a edição final.

Idealizado pelo premiado diretor Ricardo Cioni Garcia, o projeto busca fortalecer a inclusão e ampliar a presença da comunidade surda no audiovisual brasileiro, garantindo espaço para que essas vozes contem suas próprias histórias.

“A luta da comunidade surda é histórica, mas suas principais conquistas de inclusão ainda são recentes. Precisamos combater o capacitismo e criar mais oportunidades. Com esse projeto, queremos provar que o surdo pode estar tanto na direção quanto na atuação”, afirma Ricardo Garcia, que já venceu mais de 20 prêmios internacionais e teve filmes selecionados em festivais qualificadores do Oscar.

Surdos Fazem Cinema nasceu após a realização do curta-metragem Amei Te Ver, que contou com um ator surdo e uma atriz cega. A experiência sensibilizou o diretor, que percebeu a necessidade de ampliar as oportunidades para pessoas com deficiência no setor cinematográfico. Desde então, o projeto tem revelado talentos e produzido curtas-metragens inovadores e impactantes.

As inscrições para a edição de 2025 já estão abertas e podem ser feitas até o dia 11 de março.

Link para inscrição: https://www.surdosfazemcinema.com.br/

Apoios e Realização:

  • BUTIKIN FILMES
  • IST – INSTITUTO SANTA TERESINHA
  • TUDO VIRA CULT SP
  • GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO – SECRETARIA DA CULTURA, ECONOMIA E INDÚSTRIA CRIATIVA
  • LEI PAULO GUSTAVO
  • GOVERNO FEDERAL – MINISTÉRIO DA CULTURA

Sobre Ricardo Cioni Garcia: Com uma carreira internacional consolidada, Ricardo Cioni Garcia tem mais de 20 prêmios e participações em quase 100 festivais, incluindo o Emmy 2022 JCSI Young Creative Awards, que trouxe o prêmio para o Brasil pela primeira vez. Formado em Audiovisual pela USP, Garcia também estudou cinema na China, Canadá e breve estará nos Estados Unidos para dar sequência aos estudos, recebendo bolsas de excelência. Seu compromisso com o cinema e a inclusão social reflete-se no Surdos Fazem Cinema, um projeto que transforma vidas por meio da arte.

Para mais informações e inscrições, acompanhe o projeto Surdos Fazem Cinema nas redes sociais:

Insta: @surdosfazemcinema

CRÉDITO/IMAGEM: Créditos: Guilherme Dantas

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore