Em meio a retrocessos globais, Brasil reafirma compromisso com diversidade, equidade e inclusão no mercado de trabalho

Em meio a retrocessos globais, Brasil reafirma compromisso com diversidade, equidade e inclusão no mercado de trabalho

Empresas divulgam manifesto em defesa da diversidade: “Continuaremos construindo um ambiente empresarial no qual o compromisso com o respeito e a promoção aos direitos humanos signifique sucesso para os negócios e para toda a sociedade”

Enquanto políticas globais questionam a importância da diversidade e inclusão, como as recentes críticas ao ESG (Ambiental, Social e Governança Corporativa), o Brasil segue fortalecendo práticas que promovem equidade e inclusão social. Recentemente, grupos que reúnem cerca de 500 empresas divulgaram em conjunto um manifesto a favor da diversidade: “Um compromisso inabalável com o futuro”.

Além disso, o estudo “Panorama ESG 2024”, da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil), mostrou que 71% das empresas brasileiras já implementaram ou estão em processo de adoção de práticas ESG. O levantamento revelou que 26% se consideram inovadoras ou maduras, enquanto 45% estão nos estágios iniciais. Os principais motivadores para a adoção das medidas ESG são os compromissos ambientais e sociais (78%), e a melhoria da imagem corporativa (77%).

Apesar desses avanços, ainda há desafios. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que apenas 26,6% das pessoas com deficiência estão empregadas – entre pessoas sem deficiência, a taxa de empregados é de 60,7%. Além disso, o analfabetismo chega a atingir 19,5% dessa população – quase cinco vezes maior que a da população sem deficiência (4,1%). Esses números evidenciam a importância de políticas públicas e ações do setor privado para reduzir as desigualdades e ampliar o acesso ao mercado de trabalho.

É nesse cenário que o Instituto Jô Clemente (IJC), Organização com mais de 63 anos de história e  referência na promoção da autonomia e inclusão social de pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, vem desempenhando um papel fundamental de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Por meio da metodologia de Emprego Apoiado, o IJC oferece suporte contínuo e individualizado para empresas e trabalhadores com deficiência. “Trabalhamos para que a inclusão seja mais do que apenas a contratação porque no Brasil, a diversidade é um ativo poderoso. Acreditamos que a inclusão de pessoas com deficiência, de diferentes gêneros e etnias, fortalece a sociedade e gera impactos econômicos e sociais positivos”, destaca Flávio Gonzalez, coordenador de Inclusão Social do IJC.

Parcerias com grandes empresas como Natura e Colgate têm sido essenciais para o sucesso dessa iniciativa, que fomenta a inclusão e quebra barreiras no mercado de trabalho. Desde a criação do programa, + de 5 mil pessoas pessoas já foram inseridas no mercado de trabalho, com uma taxa de retenção de 93%, impactando positivamente empresas e reforçando o compromisso de um mercado mais diverso e acessível.

Como exemplo desse impacto, Renata Chong, que trabalha na Colgate, teve a oportunidade de desenvolver novas habilidades e conquistar sua independência profissional. Seu crescimento dentro da empresa demonstra como a inclusão vai além da contratação, proporcionando autonomia e transformando vidas.

“Minha vida mudou, o ambiente familiar e amizades também. Durante a minha vida toda eu quis trabalhar mas estava difícil, eu entrei na Colgate há 15 anos e sou muito feliz trabalhando”, comenta Renata, Auxiliar de Serviços Gerais da Colgate.

Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)

Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que, há mais de 63 anos, promove saúde, qualidade de vida e inclusão para pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras. 

O IJC apoia a Defesa de Direitos das pessoas com deficiência; dissemina conhecimento por meio de pesquisas científicas e inovação; fomenta a Educação Inclusiva e a Inclusão Profissional, além de oferecer assessoria jurídica às famílias das pessoas que atende. Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o laboratório do IJC é o maior do Brasil em número de exames realizados. 

O Instituto Jô Clemente (IJC) também é referência na área diagnóstica e de intervenção terapêutica dos transtornos do neurodesenvolvimento, Deficiência Intelectual e Transtorno Espectro Autista (TEA).

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 5080-7000 ou visite o site do IJC (ijc.org.br), o primeiro do Brasil 100% acessível e com Linguagem Simples.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore