Solidariedade: saiba como fazer o bem para crianças “sem colocar a mão no bolso”

No momento da declaração do Imposto de Renda (IR), pessoas físicas podem destinar até 3% a causas sociais, sem gastos adicionais ou redução na restituição

 Você sabia que, de acordo com os Grandes Números da Receita Federal (2020), menos de 5% do potencial de doação do Imposto de Renda no Brasil a causas sociais é utilizado? Ou seja, quando colocamos em números, isso quer dizer que dos 18 bilhões de reais (potencial de doação do Imposto de Renda), somente R$ 256 milhões são usados para doação.  Isso significa que há um grande volume de recursos que não está sendo destinado a Organizações Sociais que causam impacto na sociedade.


Pessoas físicas podem direcionar até 3% do Imposto de Renda (IR) devido (somente permitido para declaração no modelo completo e DARF – Documento de Arrecadação de Receitas Federais), pago até 30 de maio para uma Organização Social de sua confiança, como o Instituto Jô Clemente (IJC), que é referência na inclusão de pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras.
 

A destinação é referente ao imposto devido, ou seja, o declarante não paga mais imposto e não impacta que a sua restituição seja recebida. Os contribuintes poderão entregar a declaração de Imposto de Renda de 2024 até 30 de maio, referente ao ano-base de 2024.

Para colaborar é simples, existe um passo a passo no site do Instituto Jô Clemente (IJC). Além das orientações, deve-se também, após a doação, preencher e assinar o modelo de Carta de Direcionamento para o doador(a) definir para qual Organização Social deve ir o recurso dele(a). Todo esse processo de destinação de doação é uma diretriz do FUMCAD (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), então, é importante que o contribuinte siga o passo a passo para destinação do IR. O doador deve lembrar que sua contribuição transforma vidas, impactando positivamente milhares de crianças com atendimento gratuito.

Neste ano, o IJC está captando recursos para o Projeto Triagem Neonatal e Qualidade de Vida na Primeira Infância, que tem o objetivo de realizar atendimento gratuito para 1.000 crianças de 1 a 6 anos com Doenças Raras (como a Fenilcetonúria, Deficiência de Biotinidase e o Hipotiroidismo Congênito), que precisam de acompanhamento especializado e de uma equipe multidisciplinar.


“Existem muitas formas de contribuir com as causas sociais e a destinação feita no momento da declaração do Imposto de Renda é fácil, sem burocracias e o melhor: sem a pessoa “colocar a mão no bolso”. Ou seja, a destinação do valor do IR para o projeto de uma Organização Social é o imposto já devido. O valor é recebido pelo IJC, que trabalha há mais de 63 anos em diversas frentes de saúde para crianças com Doenças Raras, é direcionado para atendimentos gratuitos de crianças que precisam muito de apoio social para terem saúde e qualidade de vida”, afirma Priscilla de Arruda Camargo, Gerente de Marketing, Comunicação e Mobilização de Recursos, do Instituto Jô Clemente (IJC).

¹: Fonte: Grandes Números da Receita Federal (2020).

Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)

Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que, há mais de 63 anos, promove saúde, qualidade de vida e inclusão para pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras.

O IJC apoia a Defesa de Direitos das pessoas com deficiência; dissemina conhecimento por meio de pesquisas científicas e inovação; fomenta a Educação Inclusiva e a Inclusão Profissional, além de oferecer assessoria jurídica às famílias das pessoas que atende. Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o laboratório do IJC é o maior do Brasil em número de exames realizados.

O Instituto Jô Clemente (IJC) também é referência na área diagnóstica e de intervenção terapêutica dos transtornos do neurodesenvolvimento, Deficiência Intelectual e Transtorno Espectro Autista (TEA).

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 5080-7000 ou visite o site do IJC (ijc.org.br), o primeiro do Brasil 100% acessível e com Linguagem Simples.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore