Acessibilidade Estratégica – Dois Lançamentos Transformadores

OPINIÃO

  • Por Cid Torquato

A norma ABNT NBR 17.225, que trata da acessibilidade digital, e a inauguração do Núcleo de Inovação em Acessibilidade do InovaUSP são dois recentes marcos da inclusão no país

Março de 2025 ficará marcado na história da acessibilidade e do respeito aos direitos das pessoas com deficiência no Brasil!

Dois eventos de grande impacto – o lançamento da ABNT NBR 17.225 e a inauguração do Núcleo de Inovação em Acessibilidade do InovaUSP – mostraram que estamos evoluindo na percepção de valor sobre acessibilidade pela sociedade como um todo.

No dia 11 de março, em evento na super sede do Google em São Paulo, a ABNT, em parceria com o CGI.br e o NIC.br, com apoio da Fundação Dorina Nowill e do ICOM – Plataforma de Atendimento em Língua de Sinais -, lançou oficialmente a tão aguardada ABNT NBR 17.225, nossa necessária norma brasileira de acessibilidade digital em sites.

Com ela, poderemos, agora, solicitar (e pressionar!) para que o Governo Federal regulamente, finalmente, o artigo 63 da LBI – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, em vigor desde 2016!

Adaptada para nossa realidade, a nova norma baseia-se no que há de mais atual em termos de acessibilidade digital, com destaque para diretrizes do W3C, consórcio global, fundado em 1994, que busca o aprimoramento contínuo da Internet.

Na verdade, francamente, hoje, não há mais qualquer desculpa técnica, jurídica ou moral para que todos os sites não sejam plenamente acessíveis! Mesmo assim, a esmagadora maioria dos sites em operação no Brasil e no mundo não têm acessibilidade suficiente para que todas as pessoas, sem discriminações, possam exercer e desfrutar de sua cidadania online! Em outras palavras, chegou a hora de acabarmos com essa “zona de exclusão” na web!

Poucos dias depois, em 19 de março, na maravilhosa Cidade Universitária, também em São Paulo, o InovaUSP lançou seu Núcleo de Inovação em Acessibilidade, que tem como objetivo ser um hub para projetos reunindo academia, centros de pesquisa, empresas e terceiro setor. 

Resumindo, o propósito é mostrar que acessibilidade, além de obrigação legal, também pode ser um campo fértil para inovação.

O núcleo será coordenado pela Profa. Roseli Lopes (Poli USP) e Cid Torquato (ICOM), este que aqui escreve, ambos com vastíssima experiência sobre esta temática cada vez mais premente, principalmente pelo envelhecimento da população e aumento do número de pessoas com mobilidade reduzida e/ou deficiências.

Como pano de fundo para estas iniciativas, o lema é “Nada Sobre Nós, Sem Nós”, ou melhor, o ainda mais inclusivo “Tudo Sobre Nós, Com Todos Nós”, que reconhece a transversalidade e a interseccionalidade das demandas, não apenas das pessoas com deficiência, mas, também, de todos os segmentos minorizados da sociedade!

Ambos os lançamentos, da Norma e do Núcleo, demonstram que o futuro da acessibilidade e da inclusão das pessoas com deficiência passa estrategicamente por parcerias cada vez mais sólidas, diálogo entre setores, recursos e disposição para participar dos debates e interlocuções políticas nos planos internacional, nacional, estadual, municipal e comunitário.

Enquanto a ABNT NBR 17.225 abre caminho para a regulação, estabelecendo o padrão a ser seguido, o Núcleo de Inovação em Acessibilidade do InovaUSP representa o otimismo das redes sociais, do espírito colaborativo e visionário, necessário para transformar a teoria em prática inovadora.

Em tempo, estamos criando um movimento para promover a agenda acima, inclusive com a proposta de que 11 de Março se transforma no Dia Nacional da Acessibilidade Digital!

  • Cid Torquato é CEO do ICOM e ex-secretário municipal da Pessoa com Deficiência do município de São Paulo

Artigo originalmente publicado em https://dcomercio.com.br/

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore