Especialista aponta que fisioterapia melhora saúde física e mental de pacientes oncológicos

Especialista aponta que avaliação biomecânica e tratamento com fisioterapeuta pode contribuir para ‘reprogramar’ o cérebro e recuperar movimentos limitados pela doença

Um estudo polonês publicado no Frontiers in Psychiatry aponta que a fisioterapia e as atividades físicas são fatores essenciais para o tratamento de pacientes oncológicos. O artigo reforça que a individualização dos programas de fisioterapia tem um efeito positivo na melhora do paciente.

De acordo com o estudo, pacientes em estágios avançados de câncer devem receber cuidados que incluem aconselhamento e um programa individualizado de exercícios. Essa abordagem de tratamento contribui consideravelmente para a saúde mental, melhorando o estado somático e psicológico dos pacientes.

Os benefícios físicos também são essenciais para a recuperação de quem luta contra o câncer e devem ser reforçados em 8 de abril, Dia Mundial de Luta Contra o Câncer.

Segundo a fisioterapeuta Juliana Thomé, mestre em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo, uma avaliação biomecânica individualizada e um tratamento adequado pode “reprogramar” o cérebro e recuperar movimentos que foram limitados pela doença, tanto como consequência da quimioterapia quanto de possíveis cirurgias.

“A fisioterapia traz qualidade de vida e independência ao paciente. Diante das sequelas trazidas pelo tratamento oncológico, o tratamento especializado e individualizado traz de volta as funcionalidades perdidas. Assim, o paciente vê que está conseguindo fazer suas atividades e passando a não depender de ajuda, o que traz benefícios psicológicos diretos e auxilia no processo de recuperação”, explica Juliana.

A neurocientista reforça que é preciso o acompanhamento e a liberação do oncologista, que deve realizar o tratamento em conjunto com o fisioterapeuta, observando as restrições para cada caso. “Todo tipo de atividade física libera endorfina, o que contribui para a saúde mental e a recuperação do paciente. Contudo, os cuidados devem ser observados e atividades de alta intensidade não são indicadas para estes casos”, alerta.

Reprogramando o cérebro

A especialista explica que, quando um paciente passa por uma cirurgia ou enfrenta uma dor intensa, é comum que o corpo faça uma compensação postural para amenizar o incômodo. Vários sistemas sensoriais podem ser afetados por tratamentos medicamentosos e cirurgias, gerando má postura e, consequentemente, mais dores.

“É preciso olhar para a postura e para o movimento e avaliar como é possível adequar o corpo para que essa compensação natural não cause outras dores. Uma avaliação biomecânica realizada por um fisioterapeuta pode identificar essas alterações, realinhar o corpo e amenizar o desconforto físico durante o tratamento oncológico. Com isso, o paciente pode evitar e reduzir dores musculares, articulares e ter menos limitações de movimento”, detalha a neurocientista.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore