• seg. abr 21st, 2025

Fundação Dorina Nowill para Cegos reforça campanha de conscientização sobre a prevenção da cegueira

Fundação Dorina Nowill para Cegos reforça campanha de conscientização sobre a prevenção da cegueira

Abril Marrom: Ações destacam a importância do diagnóstico precoce e promovem a inclusão de pessoas cegas e com baixa visão

Fundação Dorina Nowill para Cegos, referência em inclusão e acessibilidade para pessoas cegas e com baixa visão, intensifica as ações da campanha “Pega essa Visão” para este Abril Marrom. Com foco na prevenção da cegueira e na conscientização sobre a saúde ocular, a iniciativa, que já se consolidou no calendário de inclusão e saúde, terá como tema principal a saúde ocular infantil e trará ao longo do mês informações, dicas e uma programação aberta ao público, com atividades e ações educativas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 250 milhões de pessoas no mundo têm deficiência visual, sendo 36 milhões delas cegas. Entre 60% e 80% desses casos poderiam ser evitados com a prevenção. Por isso, a campanha destaca a importância do cuidado com a visão desde os primeiros meses de vida.

Um dos destaques da programação foi o evento em parceria com o ComSaude da FIESP e do CIESP, que aconteceu no dia 13 de abril, na calçada da federação, na Avenida Paulista. O público pode participar gratuitamente de diversas atividades, como:

  • Teste de glicemia, alertando sobre a diabetes, uma das principais causas da cegueira, em parceria com a AFIP.
  • Contação de histórias com rodas de leitura de livros acessíveis em braille-tinta.
  • Oficina de braille, com atividades para crianças e adultos.
  • Circuito de mobilidade para entender como é a acessibilidade, por meio de trajeto com obstáculos.
  • Massoterapia com profissionais capacitados pela Fundação Dorina.

Uma novidade este ano é o reforço mais que especial da personagem Dorinha, que junto com a Fundação Dorina trará informações e curiosidades nas redes sociais. Dorinha, criada por Mauricio de Sousa, teve por inspiração Dorina Nowill, educadora que idealizou a Instituição. A escolha da personagem para protagonizar a campanha é muito significativa para sensibilizar as famílias sobre a relevância do cuidado com a saúde ocular desde a infância.

Fará ainda parte das ações de estímulo à leitura a coleção Dorinha Brincando pelo Brasil, publicação desenvolvida pelo Instituto Maurício de Sousa e Fundação Dorina, em que Dorinha viaja pelo País ao lado de seu cão-guia Radar. Composta por cinco livros em braille-tinta, com audiodescrição e vozes originais dos personagens da Turma da Mônica. 

“O Abril Marrom é um momento importante para reafirmarmos nosso compromisso com a prevenção da cegueira e a promoção da acessibilidade. A saúde ocular, especialmente na infância, é fundamental para o desenvolvimento de cada indivíduo. Com o apoio da personagem Dorinha e da parceria com o ComSaude da FIESP e do CIESP, queremos estar ainda mais próximos das pessoas, oferecendo informação e ações educativas que realmente contribuam para o cuidado com a visão” afirma Eduardo de Oliveira, Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos

A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. Há mais de 7 décadas se dedica à inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos cegos e com baixa visão. A instituição oferece serviços gratuitos e especializados de habilitação e reabilitação, dentre eles orientação e mobilidade e clínica de visão subnormal, além de programas de inclusão educacional e profissional. 

Responsável por um dos maiores parques gráficos braille em capacidade produtiva da América Latina, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é referência na produção e distribuição de materiais nos formatos acessíveis braille, áudio, impressão em fonte ampliada e digital acessível, incluindo o envio gratuito de livros para milhares de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil. 

A instituição também oferece uma gama de serviços em acessibilidade, como cursos, capacitações customizadas, audiodescrição e consultorias especializadas como acessibilidade arquitetônica e web. Com o apoio fundamental de colaboradores, conselheiros, parceiros, patrocinadores e voluntários, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é reconhecida e respeitada pela seriedade de um trabalho que atravessa décadas e busca conferir independência, autonomia e dignidade às pessoas com deficiência visual. 

Mais detalhes aqui no site.

Sobre o Instituto Mauricio de Sousa

O Instituto Mauricio de Sousa, fundado em 1997, tem como objetivo preservar e difundir o legado cultural de seu fundador, Mauricio de Sousa. Reconhecido mundialmente por seu impacto na literatura infantil, recebeu títulos como o de escritor para crianças pelo UNICEF e o reconhecimento da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, devido ao seu trabalho no estímulo à leitura e à alfabetização de milhões de crianças. O Instituto dedica-se a promover programas, projetos e ações culturais voltados para a educação, com foco especial na alfabetização e na formação de leitores desde a primeira infância. Esses esforços visam principalmente contribuir para a educação no Brasil, perpetuando o legado de Mauricio de Sousa entre as novas gerações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *