Instituto destaca liderança na Conferência D20, Triagem Neonatal e avanços em Inclusão Profissional e Autismo em 2024

Relatório de Atividades do IJC demonstra avanços nos quatro pilares da Organização: Prevenção e Promoção da Saúde; Defesa e Garantia de Direitos; Inclusão Social; e Ciência e Inovação

O Instituto Jô Clemente (IJC), Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que promove saúde, qualidade de vida e inclusão para pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, lançou o Relatório de Atividades (RA) referente ao ano de 2024. O documento detalha os principais feitos, marcos significativos e os resultados obtidos pela Instituição no último ano, incluindo a liderança do projeto D20, no G20, e a triagem de 125 mil recém-nascidos em toda rede pública do município de São Paulo para Atrofia Muscular Espinhal (AME-5q).   

O relatório se configura como um instrumento essencial para a transparência, a prestação de contas e a comunicação institucional do IJC com a sociedade, seus valiosos parceiros, doadores,  Órgãos Públicos e demais públicos. Além de evidenciar o impacto do trabalho desenvolvido, o material celebra as conquistas alcançadas, homenageia a dedicação dos funcionários e busca fortalecer o engajamento da sociedade na continuidade do propósito da Instituição. Para aqueles que apoiam a causa, o RA materializa como cada contribuição se converte em transformação real na vida de milhares pessoas atendidas no Instituto.

O Relatório de Atividades 2024 aborda em detalhes:

  • As ações primordiais, os programas e os projetos implementados durante o ano;
  • Os resultados expressivos alcançados e o impacto social gerado nas vidas das pessoas atendidas e suas famílias;
  • Os dados financeiros consolidados, incluindo receitas, despesas e as diversas fontes de financiamento que sustentam a atuação da Organização.

Entre os destaques de 2024 apresentados no relatório, destaca-se a liderança do IJC na Conferência D20. O Instituto conduziu um evento histórico no âmbito do G20, reunindo 47 organizações nacionais e internacionais com o apoio da Disabilities Rights Fund (DRF). O encontro, realizado no Rio de Janeiro, consolidou o protagonismo do IJC na agenda global de inclusão.

“O ano de 2024 foi muito importante para dar uma nova dimensão ao Instituto Jô Clemente (IJC). O que planejamos para os últimos três anos virou realidade, coroado pela iniciativa histórica da Conferência D20, um marco valioso para a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência”, comenta Michel Fábio Brull, Presidente do Conselho de Administração do Instituto Jô Clemente (IJC).

Outros avanços notáveis em 2024 incluem a inserção de 491 pessoas com deficiência no mercado de trabalho, a expansão do atendimento a pessoas com Autismoparcerias estratégicas para projetos inovadores como a implementação de Linguagem Simples no metrô e a criação de uma sala de Realidade Virtual, a realização da 8ª Campanha Junho Lilás, a inauguração de novas salas de Estimulação Sensorial e os progressos no Projeto Piloto de Triagem Neonatal para AME-5q no estado de São Paulo, que possibilitou a triagem de 125 mil recém-nascidos na rede pública do município de São Paulo.

“Em 2024, consolidamos nosso modelo estratégico, ampliamos os padrões de gestão e governança*, e alcançamos resultados significativos em todas as áreas de atuação. Nosso compromisso com a Promoção da Saúde, Inclusão Social e Garantia de Direitos segue impulsionando mudanças reais na vida das pessoas que atendemos”, declara Daniela Mendes, Superintendente Geral do IJC. 


O Relatório de Atividades 2024 está disponível para consulta e download no site oficial do Instituto Jô Clemente (IJC). Para saber mais, acesse o link.  

Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)

O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que, há mais de 63 anos, promove saúde, qualidade de vida e inclusão para pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras. 

O IJC apoia a Defesa de Direitos das pessoas com deficiência; dissemina conhecimento por meio de pesquisas científicas e inovação; fomenta a Educação Inclusiva e a Inclusão Profissional, além de oferecer assessoria jurídica às famílias das pessoas que atende. 

Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o laboratório do IJC é o maior do Brasil em número de exames realizados. 

O Instituto Jô Clemente (IJC) também é um centro de referência no tratamento de doenças detectadas no Teste do Pezinho, como a Fenilcetonúria, Deficiência de Biotinidase e o Hipotireoidismo Congênito. 

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 5080-7000 ou visite o site do IJC (ijc.org.br), o primeiro do Brasil 100% acessível e com Linguagem Simples.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore