• ter. maio 13th, 2025

Linguagem, comunicação e língua

Linguagem, comunicação e língua - OPINIÃO - * Por Alex Garcia

OPINIÃO

  • * Por Alex Garcia

Para compreendermos a Surdocegueira e atuarmos na Educação de Surdocegos precisamos entender claramente as matérias linguagem, comunicação e língua.

O que é linguagem?

Linguagem é o conjunto de processos que podem utilizar um código ou sistema convencional que serve para representar conceitos ou para comunicá-los e que utiliza um conjunto de símbolos arbitrários e de combinações desses símbolos. (Habib, 1994, Pp.197).

Referindo-se à linguagem, penso que é necessário alargarmos um pouco mais a explicação. Certa ocasião, refletindo juntamente com a Dra. Isabel Amaral, de Portugal (Mestre em Educação de Surdocegos e Multideficientes pelo Boston College-USA, observamos que a Linguagem possui símbolos organizados de forma estruturada. É essa a noção que, por exemplo, destaca Chomsky.

Cada língua tem a sua própria estrutura, mas há uma “estrutura profunda” que é como que uma noção que todos nascemos de que os símbolos têm que ser organizados. Quer dizer, nem só a língua tem aspectos semânticos, sintáticos, fonológicos, etc. A linguagem representa a capacidade que temos de adquirir esses aspectos todos, independentemente da língua. Cada língua apenas tem formas individuais de organização semântica, sintática, etc. Mas é comum a todas as pessoas a capacidade de adquirir essas estruturas. Exemplos de linguagem podem ser: dar nomes a objetos (semântica); saber a forma como combinar as palavras para cumprimentar uma pessoa (pragmática); organizar uma frase correta para exprimir uma idéia (sintaxe).

Exemplos de língua são as várias línguas do mundo. Português, Japonês, Libras, etc.

Qualquer pessoa que utiliza mais do que uma língua, por exemplo, tem uma capacidade de linguagem única, que é independente dessas línguas, embora se demonstre através delas.

Num sentido lato, podemos falar da linguagem da arte, da linguagem do corpo, etc., e aí, de fato, estamos mais a focar o aspecto da comunicação do que da linguagem em si própria. Num sentido mais lingüístico, a linguagem é uma capacidade que o ser humano tem de adquirir regras de estrutura que lhe permitem, quando exposto a uma língua, adquiri-la. Pensamos que apenas os seres humanos (tanto quanto a gente sabe) conseguem detectar e desenvolver as regras da gramática? Ninguém ensina regras a uma criança pequena e elas desde cedo aprendem a usá-las sem mesmo as saber. É isso que é interessante. Independentemente da língua a que estão expostos, todas as crianças desenvolvem linguagem!

Saussure, um dos primeiros lingüistas da história, dizia que para ele era difícil definir linguagem, porque não se podia “ver” nem “analisar”. Mas Chomsky clarificou este aspecto dizendo que linguagem era uma “capacidade”. Esta capacidade pode nunca se desenvolver se uma criança não estiver exposta a uma língua.

Com base nessas argumentações, podemos considerar que Linguagem – Comunicação – Língua são matérias diferentes uma da outra, porém, uma depende da outra para existir.

Linguagem como sendo o Significado Simbólico pelo qual organizamos pensamentos e os compartimos com outros. Exemplo: Símbolos e Significados de tudo o que existe e do que nos cerca.

Comunicação como sendo os Modelos e Sistemas usados para transmitir e compartir com outros a Linguagem Simbólica (Significados).

Língua, sob um aspecto técnico-analítico, são sistemas de comunicação estruturados, com coerência, sintaxe, semântica, etc.

Uma questão importante a compreender é quando se destaca diferença e dependência entre Linguagem – Comunicação – Língua.

Se existir Linguagem sempre existirá Comunicação. Se existir uma Comunicação sempre existirá uma Linguagem.

Porém, a existência de Linguagem e de Comunicação nem sempre resulta na existência de uma Língua.

Exemplo disso pode-se verificar em uma criança que tenha deficiências graves, como a Surdocegueira. Ela se comunica (Comunicação) através de mordidas, ou seja, ao não gostar de algo, ou pessoas, e querer que se afaste, ela morde. O morder significa “Não Quero” (Linguagem). Esse morder não é uma Língua. Obviamente, se existe Língua, sempre existirá Comunicação e também Linguagem. Assim, uma Pessoa Surda usa a Língua de Sinais. Essa Língua comunica o que sua Linguagem descreve. Uma ressalva importante é observar como se adquire a Linguagem? A Linguagem está diretamente ligada às experiências vivenciadas por uma pessoa. Quanto mais experiência uma pessoa tiver, significa que diferentes linguagens (significados) essa pessoa vai possuir.

Lev Vygotsky nos ensinou: a Linguagem quem nos dá é o outro! Sempre! Pois estamos em uma constante inter-relação com outras pessoas. Assim, pode-se considerar que a Linguagem é apreendida e passa de pessoa para pessoa, tendo aspectos culturais que a condicionam.

  • * Alex Garcia é Pessoa Surdocega com Hidrocefalia e Doença Rara.
  • Artigo originalmente publicado no site: www.agapasm.com.br
  • E-mail: agapasm@agapasm.com.br

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