• qua. maio 14th, 2025

Campeã de Crossfit, piauiense com nanismo vence primeira competição de Halterofilismo em Curitiba

Campeã de Crossfit, piauiense com nanismo vence primeira competição de Halterofilismo em Curitiba

Piauiense já era campeã no Crossfit e agora sagrou-se campeã de halterofilismo, na categoria até 41kg, ao levantar 70kg

Do Crossfit para o Halterofilismo. A piauiense Creusa Angélica de Castro, de 28 anos, decidiu colecionar mais algumas medalhas e arriscar uma nova modalidade depois de participar do último encontro do Instituto Nacional de Nanismo (INN). Foi em novembro do ano passado, em São Paulo, que Creusa conheceu o Valdecir Lopes, coordenador do Centro de Referência de Itu e técnico de Mariana D’Andrea, medalhista de ouro em Paris 2024. A primeira competição de Creusa foi neste mês, durante o Meeting Paralímpico, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, em Curitiba (PR) e ela foi campeã de halterofilismo, na categoria até 41kg, ao levantar 70kg em sua terceira tentativa. 

A competição reuniu cerca de 530 atletas divididos entre a Universidade Federal do Paraná, local das provas de atletismo e halterofilismo, e o clube Santa Mônica, onde aconteceram as competições de natação e tiro esportivo.  

“Estou tão feliz com essa marca e com essa vitória. Eu não conhecia o esporte paralímpico, eu gostava muito de praticar Crossfit e sou campeã. No ano passado, fui para o Encontro de pessoas com nanismo, conheci o Valdecir, a Mariana D’Andrea e o Bruno Carra. Fiz vários testes e me encontrei no Halterofilismo. Valcedir foi quem me levou para o halterofilismo e hoje é meu treinador. Comecei a me preparar nessa modalidade há menos de dois meses”, contou ela, que é treinada por Valdecir Lopes, coordenador do Centro de Referência de Itu e técnico de Mariana D’Andrea, medalhista de ouro em Paris 2024. 

Creusa Angélica mora em Teresina (PI), mas tem se dividido entre treinos monitorados online por Valdecir e idas a Itu (SP), onde fica o AESA, clube pelo qual ela compete a partir de agora. “Quero alcançar rapidamente uma boa posição no ranking nacional para participar do próximo Campeonato Brasileiro [de 5 a 7 de dezembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo], e sei que para isso terei que viajar mais, tanto para treinar quanto para competir”, disse a atleta. 

Além de valer para o ranking e ter competições de alto rendimento, o Meeting Paralímpico também conta como seletiva estadual das Paralimpíadas Escolares, Paralimpíadas Universitárias, Paralimpíadas Militares e Intercentros (competição entre crianças de 7 a 10 anos, alunas dos Centros de Referência do CPB). 

Creusa Angélica também é nutricionista formada, e garantiu aplicar seu conhecimento na área em sua rotina diária. “Ter uma alimentação regrada e equilibrada é tarefa primordial para todo e qualquer atleta, então ter esse conhecimento me ajuda muito no dia a dia e na busca pelo melhor desempenho”, finalizou. 

Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro

Foto: Creusa Angélica de Castro, atleta do halterofilismo, durante o Meeting Paralímpico de Curitiba | Foto: Hederson Alves/CPB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *