• seg. maio 19th, 2025

Programa de Apoio ao Pesquisador com Deficiência no RJ aprova 24 projetos

Programa de Apoio ao Pesquisador com Deficiência no RJ aprova 24 projetos

A FAPERJ anunciou na quinta-feira, dia 15 de maio, o resultado preliminar do Programa de Apoio ao Pesquisador com Deficiência em ICTs do Estado do Rio de Janeiro (Edital FAPERJ Nº 26/2024). Foram selecionados 24 projetos, de um total de 37 propostas recebidas de todas as áreas do conhecimento, representando um investimento de R$ 1.690.830,70.

Lançado na primeira quinzena de outubro de 2024, o Programa visa apoiar e incentivar pesquisadores com deficiência que tenham vínculo empregatício em Instituições de Ensino, Pesquisa e Tecnologia sediadas no estado do Rio de Janeiro, com proposta de pesquisa e/ou extensão de excelência.

Para a presidente da FAPERJ, Caroline Alves, o edital reforça o compromisso permanente da instituição com a excelência científica aliada à inclusão. “A Fundação reafirma seu apoio a pesquisadores que enfrentam não apenas barreiras de acessibilidade em seu trabalho, mas também o preconceito relacionado à deficiência. Estamos empenhados em oferecer oportunidades que garantam o desenvolvimento científico de todos, em condições equitativas”, destaca. A diretora Científica da FAPERJ, Eliete Bouskela, avalia que o edital reforça o compromisso da Fundação com equidade e inclusão, destacando o papel pioneiro da FAPERJ na promoção dessas pautas.

Presidente da Comissão de Equidade, Diversidade e Inclusão da FAPERJ, a professora Leticia de Oliveira ressalta que o edital “é fundamental para promover a diversidade entre os pesquisadores do Rio de Janeiro”. A professora Rosana Glat, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que também integra a mesma comissão e assessora a Diretoria Científica, aponta que “oferecer um financiamento específico a esses pesquisadores é crucial para impulsionar suas carreiras acadêmicas, compensando, ainda que parcialmente, as barreiras de acessibilidade e inclusão que eles enfrentam”.

As instituições com propostas contempladas, em ordem decrescente são: Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (9); Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Uerj (6); Universidade Federal Fluminense – UFF (2); Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ (2); Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ (2); Instituto Vital Brazil S/A – IVB (1); Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino – Idor (1); Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz (1).

Confira abaixo a listagem completa dos aprovados:

As bolsas de Iniciação Científica e TCT (Treinamento e Capacitação Técnica) aprovadas serão implementadas em chamada específica.

NOTA: Os recursos deverão ser enviados, via SisFaperj, no período de 19/05/2025 a 23/05/2025.

FONTE: Por Ascom Faperj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *