Segurado do INSS pode recorrer de Avaliação Biopsicossocial

A avaliação biopsicossocial no INSS é um processo que analisa a condição do segurado, considerando seus aspectos físicos, psicológicos e sociais, para determinar o grau de deficiência e a aptidão para o recebimento de benefícios como a aposentadoria para pessoas com deficiência. Essa avaliação é fundamental para garantir que os benefícios sejam concedidos de forma justa e que as necessidades individuais de cada pessoa sejam consideradas. 

A avaliação considera a saúde física, a saúde mental e as condições sociais do segurado, visando uma visão abrangente de sua situação. 

A perícia pode utilizar o Índice de Funcionalidade Brasileiro (IF-BR), que segue a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) da OMS, para avaliar as capacidades e limitações do segurado. 

Para Susanne Maia, CEO da Aposenta PcD, “a avaliação biopsicossocial do INSS é uma avaliação médica que verifica a existência de deficiência ou incapacitação. Se você foi reprovado nessa perícia do INSS, pode recorrer da decisão administrativamente”.

A avaliação geralmente envolve a interação com profissionais da área de saúde, como médicos, peritos e psicólogos, que avaliam a condição física, mental e emocional do segurado. 

A avaliação biopsicossocial é importante para:

  • Garantir que os benefícios previdenciários sejam concedidos de forma justa e equitativa, considerando as necessidades individuais de cada pessoa. 
  • Identificar as barreiras que a pessoa com deficiência enfrenta em sua vida profissional, cotidiana e de sobrevivência. 
  • Planejar e monitorar políticas públicas com base em uma compreensão mais abrangente das necessidades de apoio das pessoas com deficiência. 
  • Promover a inclusão e a participação social das pessoas com deficiência. 

Para a CEO da Aposenta PcD, “recomendamos procurar um profissional especializado em Previdência de sua confiança para te ajudar com isso, pois o prazo para recorrer é de 30 dias a partir da data em que você foi informado da negativa do INSS”.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore