CONADE terá dois representantes do Instituto Jô Clemente (IJC)

Representantes do IJC vão contribuir para a construção de políticas públicas inclusivas no Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE)

O Instituto Jô Clemente (IJC), Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que promove saúde, qualidade de vida e inclusão para pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, foram eleitos para compor o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE) no triênio 2025-2028. A eleição garante ao IJC a representação das pessoas com Deficiência Intelectual neste importante espaço de participação social. A posse dos conselheiros está prevista para o final de junho.

Ronie Vitorino, assistente de Advocacy do IJC, pessoa com Deficiência Intelectual, ocupará a cadeira titular, representando diretamente as pessoas com deficiência. Flavio Gonzalez, coordenador de Inclusão Social do IJC, será o suplente.

“Estar no CONADE é uma chance de garantir que as pessoas com Deficiência Intelectual sejam lembradas e respeitadas nas decisões sobre políticas públicas”, afirma Ronie Vitorino.

O CONADE é um Órgão fundamental para a defesa e garantia dos direitos das pessoas com deficiência no Brasil, atuando como um espaço de diálogo e proposição de políticas públicas entre representantes do governo e da sociedade civil.

  • Defesa e Garantia de Direitos: o CONADE discute e propõe políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência, assegurando que seus direitos sejam respeitados e ampliados.
  • Participação Social: o Conselho reúne representantes do governo e da sociedade civil, garantindo que as pessoas com deficiência e suas Organizações tomem decisões que impactam diretamente suas vidas.
  • Fiscalização e Monitoramento: o CONADE acompanha a implementação de políticas públicas, fiscalizando ações do governo e propondo melhorias.
  • Diversidade de Perspectivas: o Conselho inclui pessoas com diferentes tipos de deficiência e suas Organizações, promovendo uma compreensão mais completa e representativa das necessidades das pessoas com deficiência.
  • Avanços na Legislação e Inclusão: o CONADE tem papel ativo na construção e no aprimoramento de leis, como a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), influenciando diretamente a garantia de direitos.

Para o Instituto, essa conquista representa o reconhecimento do seu trabalho e reforça o compromisso com a promoção dos direitos, da inclusão e da participação efetiva das pessoas com deficiência na construção de políticas públicas mais justas, representativas e acessíveis a todas as pessoas.

“A participação do IJC no CONADE é uma grande oportunidade para ampliarmos o diálogo e contribuirmos com a formulação e avaliação de políticas públicas inclusivas. Nossa intenção é promover os direitos das pessoas com Deficiência Intelectual, fortalecendo sua autonomia e garantindo que possam participar ativamente da vida em comunidade, como prevê a Lei Brasileira de Inclusão (LBI)” finaliza Flavio.

Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)

O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que, há 64 anos, promove saúde, qualidade de vida e inclusão para pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras.

O IJC apoia a Defesa de Direitos das pessoas com deficiência; dissemina conhecimento por meio de pesquisas científicas e inovação; fomenta a Educação Inclusiva e a Inclusão Profissional, além de oferecer assessoria jurídica às famílias das pessoas que atende.

Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o laboratório do IJC é o maior do Brasil em número de exames realizados.

O Instituto Jô Clemente (IJC) também é um centro de referência no tratamento de doenças detectadas no Teste do Pezinho, como a Fenilcetonúria, Deficiência de Biotinidase e o Hipotireoidismo Congênito.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 5080-7000 ou visite o site do IJC (ijc.org.br), o primeiro do Brasil 100% acessível e com Linguagem Simples.

CRÉDITO/IMAGEM: Ronie Vitorino, assistente de Advocacy do IJC, e Flavio Gonzalez, coordenador de Inclusão Social do IJC, na eleição do CONADE (Foto: Divulgação)

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore