Fotógrafa brasileira expõe nos EUA, projeto voluntário com fotos de mães com filhos com Síndrome de Down

Dione Lopes, uma fotógrafa brasileira que mora nos EUA, criou, no auge da pandemia da COVID-19, o projeto Foto Afetiva, no qual fotografava pessoas nas portas das suas casas, buscando eternizar momentos em meio à crise de uma forma que respeitasse o necessário distanciamento.

A pandemia passou, o projeto se fortaleceu e ganhou novos roteiros que simbolizam tantas emoções e sensações que a fotografia pode representar e, para encerrar o mês das mães em grande estilo, a fotógrafa fez um ensaio especial com 13 mães com seus filhos com Síndrome de Down e realizou uma emocionante exposição na organização Mantena Global Care, em Newark, New Jersey. A mostra reuniu retratos sensíveis, capturando muito além de imagens, mas sentimentos e vínculos afetivos profundos na relação tão genuína que há entre mães e filhos.

Anteriormente, a exposição já havia passado por outros locais, como a Prefeitura de Newark, a Galeria Saphira Ventura e a Biblioteca Brasileira em Manhattan, em Nova York – ampliando o alcance da mensagem de amor, diversidade e acolhimento que o projeto transmite. “Cada imagem carrega uma história e, neste projeto em específico, essas mães me ensinaram muito mais do que a fotografia poderia registrar. Elas me mostraram a beleza da aceitação, da resiliência, da paciência e do amor incondicional.”, afirma Dione Lopes.

O projeto Foto Afetiva seguirá criando memórias em novas propostas, como a fotografia de moradores em situação de rua, idosos e muito mais. “Meu objetivo é ser a ponte para um convite à empatia e à reflexão, mostrando que a arte pode ser uma poderosa aliada na construção de uma sociedade mais inclusiva e sensível.”, finaliza Dione.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore