#PRATODOSVEREM: Foto de uma mulher sorridente, de cabelos abaixo dos ombros, loiros e com um jaleco branco. Ela está em um consultório. Nas mãos, ela segura o livro “Você Já Tem Uma Marquinha”. FIM DA DESCRIÇÃO
Com o olhar de quem já realizou milhares de atendimentos aos pacientes com fissura lábio palatina no ambulatório do Hospital Sobrapar Crânio e Face, em Campinas/SP, a odontopediatra Karina Gottardello Zecchin estreia como escritora com o livro infantil “Você Já Tem Uma Marquinha?”. A publicação, com download gratuito, foi lançado no fim de junho no SESC Campinas/SP, e traz para o universo das crianças o tema da fissura lábio palatina – ou lábio leporino – de forma lúdica, inclusiva e didática.
Karina percebeu que, durante as consultas no hospital, as famílias demonstravam interesse em saber mais sobre a anomalia para explicar aos familiares e amigos as diferenças entre as crianças com e sem a fissura. A filha de Karina comentou também sobre um amigo da escola que tem a fissura. “Diante disso, tive a ideia de criar uma história infantil que abordasse o tema de forma leve a natural”, explica a odontopediatra.
O livro conta a história de Maria que mudou de escola e conheceu Pedro, um menino que tinha uma cicatriz que ia do lábio até o nariz e falava um pouco diferente. Ao explicar sobre sua marquinha no rosto, Pedro explica que nasceu com fissura lábio palatina, havia passado por diversas cirurgias e teria que passar por outras. Detalha ainda a rotina dos profissionais de saúde que cuidam dele com carinho e atenção.
O livro aborda a importância da escola trabalhar a empatia, a inclusão dos alunos e das famílias e a diversidade, cuidando das necessidades da criança que nasce com fissura. “Acredito que seja uma oportunidade de reconhecer que todos nós temos marquinhas e elas fazem parte da nossa história de vida, olhando sempre com carinho para cada uma delas”, diz Karina. Para a presidente do Hospital Sobrapar, Vera Lucia Raposo do Amaral, o livro será muito valioso por trazer uma questão que precisa ser debatida não só com os pacientes da instituição e de outros centros de tratamento no país, mas com toda a sociedade.
Com projeto editorial coordenado pela Fundação Educar, o livro passa a fazer parte do acervo do projeto Leia Comigo!, uma iniciativa que há mais de 22 anos distribui livros gratuitamente a escolas públicas, bibliotecas e iniciativas de organizações sem fins lucrativos. Inicialmente em versão digital, o livro poderá ser acessado, baixado e compartilhado gratuitamente na biblioteca virtual da Fundação.
Para Luis Norberto Pascoal, idealizador e presidente da Fundação, “o projeto em conjunto com o Hospital Sobrapar reforça nosso compromisso em, por meio dos livros, não só estimular a leitura, mas convidar famílias, escolas e coletivos a trazer luz para temáticas que contribuem para formação de uma cultura mais empática, inclusiva e justa”.
O livro foi lançado no momento que o Senado Federal instituiu o dia 24 de junho como o “Dia Nacional de Conscientização sobre a Fissura Lábio Palatina”.
Sobre o Hospital Sobrapar
O Hospital Sobrapar Crânio e Face é uma instituição privada e filantrópica, referência nacional no tratamento de anomalias craniofaciais congênitas e adquiridas, como sequelas de traumas, tumores e queimaduras. Fundado em 1979, tem como principal foco de atuação o atendimento a usuários do SUS – Sistema Único de Saúde, de bebês até idosos, realizando cirurgias reconstrutoras e tratamento multidisciplinar para a reabilitação craniofacial de pacientes de todo o Brasil, em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Para conhecer mais, acesse: sobrapar.org.br – @hospitalsobrapar
Sobre a Fundação Educar
A Fundação Educar é o investimento social da Companhia DPaschoal e atua com educação para a cidadania, protagonista e plural como estratégia de transformação social e econômica. Seus projetos se organizam nos eixos “Educar Para o Protagonismo”, “Educar Para Ler”, “Educar Para Empreender”, “Cooperar com o Social” e “SER Educar” e visam garantir que as pessoas se reconheçam como protagonistas de suas vidas e de suas comunidades, desenvolvam habilidades e sejam verdadeiras agentes de mudança para um futuro melhor.
Para conhecer mais, acesse: fundacaoeducar.org.br