Thais Pessanha lança livro Sobre Rodas

A escritora Thais Pessanha, autora do recém-lançado livro Sobre Rodas, romance de ficção que tem uma protagonista com osteogênese imperfeita congênita – doença rara popularmente conhecida como ossos de vidro, inicia em 2022 um projeto inovador para analisar obras literárias clássicas e contemporâneas. O foco da discussão serão os personagens que apresentam algum tipo de deficiência e seus estereótipos, de monstros a super-heróis.

Com o objetivo de promover a representatividade da pessoa com deficiência na Literatura, que teve início com o lançamento de seu primeiro livro, a autora irá reunir mensalmente em um bate-papo online estudiosos da Literatura, autores, pessoas com deficiência e esportistas. O projeto intitulado “Do Grotesco ao Heroismo” pretende discorrer cronologicamente de obras clássicas às atuais, de A Bela e a Fera ao X-Men.

Na lista de livros a serem comentados, Frankestein, Corcunda de Notre Dame, Extraordinário, entre outros, e as autobiografias A Saga de um Campeão, de Lars Grael e Roda Viva: memórias de um cadeirante, de José Carlos Morais. As lives mensais terão início no dia 11 de janeiro, às 20h45 pelo canal do Youtube: Óssos de Pássaro – Thais Pessanha.

Livro Sobre Rodas – O sonho de ver uma pessoa com deficiência física como protagonista de uma bela história fez com que a macaense Thais Pessanha, 39 anos, vencesse mais um desafio em sua vida. Formada em administração e trabalhando com transformação digital, ela também é escritora e acaba de lançar o romance de ficção Sobre Rodas – Um espírito em movimento.

Thais nasceu com osteogênese imperfeita congênita, conhecida popularmente como doença dos ossos de vidro, uma situação bastante rara em que os ossos são frágeis e podem quebrar muitas vezes. No auge da pandemia, em julho de 2021, encontrou inspiração e criou Olímpia, uma menina que também tem osteogênese imperfeita, mas que vive sob a filosofia dos valores olímpicos e paraolímpicos, como determinação, respeito e amizade. Seu maior sonho é ser condutora da bandeira olímpica e durante a história faz de tudo para conseguir.

Embora o livro não seja sobre a história de Thais, as semelhanças vão além da doença. Assim como a personagem Olímpia, a autora é praticante e apaixonada por esportes. É skatista e já fez canoagem. Foi uma das sete pessoas em todo o país que tiveram a honra de conduzir a tocha nas Olimpíadas e Paralimpíadas do Rio, em 2016. Também ama viajar e mesmo não podendo fazer voos muito longos, já se aventurou em Fernando de Noronha e Portugal.

Com https://www.bemparana.com.br/

Conteúdo editado e conferido por www.diariopcd.com.br.

Sua reprodução é permitida, desde que citada às fontes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore