Simpósio discute alto rendimento na formação desportiva de surdoatletas

#PRATODOSVEREM: Foto colorida, com destaque para uma grande mesa, com 4 pessoas, olhando para trás, assistindo a apresentação de Paulo Bulhões durante o simpósio, realizado na sede do INES, no Rio de Janeiro. Na frente das mesas, material de divulgação da Surdolimpíada Nacional 2021. FIM DA DESCRIÇÃO.

Nesta semana, a Federação Desportiva de Surdos do Estado do Rio de Janeiro (FDSERJ) e o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) realizaram o 1º Simpósio de Alto Rendimento na Formação Desportiva para Surdoatletas.


Realizado no dia 6 de julho de 2022, na sede do INES, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), o evento abordou diversos temas, como saúde, direito e inclusão no esporte.


Na ocasião, os alunos do instituto, que estiveram em maio na cidade de Caxias do Sul (RS) para acompanhar a 24ª edição da Summer Deaflympics (Surdolimpíada de Verão, em livre tradução), puderam compartilhar suas experiências sobre o maior evento multiesportivo internacional para surdoatletas do mundo.


O evento, realizado pela primeira vez na América Latina, reuniu mais de 4 mil surdoatletas e comissão técnica de 73 países. Em sua 7ª participação em Deaflympics, a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) teve a maior delegação da história, com 237 integrantes. O Time Brasil disputou 17 modalidades e terminou a competição em 44º lugar, com 6 medalhas, todas de bronze.


“Este evento é de grande importância para nossos surdoatletas porque ele vai de encontro com a proposta da CBDS de fortalecer a base e desenvolver surdoatletas de alto rendimento, para que o Brasil possa crescer e ser cada vez mais reconhecido no desporto de surdos. Nosso agradecimento ao INES e à FDSERJ pela iniciativa e também às Loterias Caixa, que são nossos patrocinadores oficiais. Graças a eles podemos tornar realidade a Escolinha de Esportes da CBDS e tantos outros eventos importantes para o fomento do esporte para surdos no Brasil”, destaca a presidente da CBDS, Diana Kyosen.

Parceria entre o INES e a FDSERJ

No final do mês de junho, o INES formalizou uma parceria com a Federação Desportiva de Surdos do Estado do Rio de Janeiro (FDSERJ). A ideia é estabelecer a colaboração na organização de eventos, ações e estratégias para os projetos esportivos locais a fim de motivar crianças e jovens surdos a serem futuros competidores em diferentes modalidades esportivas.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore