Olimpíadas Especiais Brasil lança livro: A Voz do Atleta Líder

Olimpíadas Especiais Brasil lança livro: A Voz do Atleta Líder

A publicação, com depoimentos de 30 participantes da Special Olympics, é um convite para o público repensar a valorização de pessoas com deficiência intelectual

O dia 3 de agosto marca uma data importante para as Olimpíadas Especiais Brasil: o lançamento do livro da organização, que promove o esporte para pessoas com deficiência intelectual, intitulado “A Voz do Atleta Líder”. A publicação traz 30 entrevistas realizadas com atletas, parceiros e mentores das Olimpíadas Especiais Brasil. As conversas giram em torno de temas como o impacto do esporte na vida dos atletas, histórias pessoais, experiências no mercado de trabalho, compreensões sobre inclusão e preconceito. Aproveitando a temática esportiva, o lançamento do livro acontece com a presença dos entrevistados no Museu do Futebol, em São Paulo, às 10h30.

Para além do esporte, as Olimpíadas Especiais Brasil (OEB) – representação nacional do movimento Special Olympics, presente há quase 40 anos no país – trabalham outras vertentes que permeiam a vida da pessoa com deficiência intelectual, como saúde e educação. Para isso, são desenvolvidos programas como o Atleta Líder, voltado para a autonomia e liderança dos atletas. Vinte e dois participantes deste programa, além de quatro mentores (que auxiliam os atletas no programa) e quatro atletas parceiros (que jogam com os atletas com deficiência nas competições de metodologia Unificado), foram entrevistados para o livro e estarão no lançamento.

Mais do que as entrevistas – que podem ser assistidas na íntegra com o QR Code para cada capítulo do livro –, dois atletas líderes também participaram da construção do livro: Robert Nathan, artista responsável pelas caricaturas dos entrevistados, e Bruno Gil, que auxiliou na produção dos textos dos entrevistados. Também integram a escrita do livro Adriana Toffolo, Karolyne Peres, Mariângela Castilho e Denise Neves (organizadora do livro), voluntárias e mentoras da OEB.

“Em nossa sociedade, pessoas com deficiência intelectual são historicamente silenciadas e subestimadas. O livro é uma oportunidade imersiva para visibilizar o grupo, pois trata-se de um lembrete poderoso de que a inclusão verdadeira começa com escuta ativa, a convivência, o respeito e a valorização de todas as vozes e vivências”, comenta Denise.

SERVIÇO

Lançamento – Livro “A Voz do Atleta Líder”

Data: 03 de agosto

Horário: 10h30

Local: Museu do Futebol

Endereço: Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu, São Paulo

Entrada: Franca

SOBRE OLIMPÍADAS ESPECIAIS BRASIL

Projeto global sem fins lucrativos, a Special Olympics é um movimento mundial centrado no desporto, fundado em 1968 por Eunice Kennedy Shriver – irmã do 35° presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy. Trata-se de uma organização internacional criada para apoiar pessoas com deficiência intelectual a desenvolverem a sua autoconfiança, capacidades de relacionamento interpessoal e sentido de realização por meio do esporte.

Acreditada pela Special Olympics International, as Olimpíadas Especiais Brasil atuam nas seguintes modalidades esportivas: atletismo, águas abertas, basquete, bocha, ciclismo, futebol, natação, handebol, ginástica rítmica, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia e judô; além dos Programas: Atleta Líder, Escolas Unificadas, Atletas Saudáveis, Atletas Jovens, MATP (Programa de Treinamento em Atividade Motora) e Famílias. Tendo o país quase 6 milhões de pessoas com deficiência intelectual, as Olimpíadas Especiais Brasil possuem 44 mil atletas treinando.

Filosofia

A Special Olympics tem como filosofia dar oportunidade a todos os atletas, independente do nível de habilidade, promovendo diversas competições, nas mais diferentes regiões do mundo, durante todo o ano. O programa é conduzido por voluntários e, por meio de treinamentos esportivos e competições de qualidade, melhora a vida das pessoas com deficiência intelectual e, consequentemente, a vida de todas as pessoas que as cercam.

Embaixadores

A Special Olympics conta, em nível local e global, com uma série de embaixadores que vestem a camisa do movimento e ajudam a levar adiante a causa. No Brasil, as OEB dispõem de nomes como os jogadores de futebol Cafu, Ricardinho, Romário, Zico, Lucas Moura e Willian Bigode e a jogadora de vôlei Jackie Silva. No mundo, além de nomes importantes do esporte, com destaque para Michael Phelps, há artistas como Avril Lavigne, Brooklyn Decker Roddick, Charles Melton, Eddie Barbanell, Maureen McCormick, Chris Pratt e Katherine Schwarzenegger.

Site: https://specialolympics.org.br/

Instagram: https://www.instagram.com/olimpiadasespeciaisbrasil/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore