Sandra Marchi, criadora do método see color implementado no setor de plásticos, é uma das vencedoras do BRICS Women’s Startups Contest 2025
Sandra Marchi, criadora do método see color, novidade no Color Trend 2026® para o setor de plásticos transformados, do Think Plastic Brazil, portfólio de soluções para o setor de produtos transformados em plástico no processo de internacionalização para os mercados-alvo, realizado por meio de uma parceria entre a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e o INP (Instituto Nacional do Plástico), foi selecionada como uma das 18 vencedoras do BRICS Women’s Startups Contest 2025. Seu projeto se destacou entre mais de 1.000 inscrições de 21 países, na categoria de “Educação e desenvolvimento de competências”.
Como finalista, Sandra apresentou o método nos programas oficiais do BRICS WBA e do BRICS Business Forum no Rio de Janeiro durante a semana do dia 1 a 6 de julho, que culminou em uma cerimônia oficial durante a Cúpula do BRICS. O encontro incluiu intensa interação com investidores, painéis do Fórum Empresarial do BRICS, visitas a hubs de inovação e imersão cultural, e ambientes para aprendizado e networking.
“Este prêmio tem importância porque nos coloca na vitrine global, conectando-nos a investidores e a possíveis parceiros em diversos países, ampliando o alcance da see color para além do mercado brasileiro, proporcionando visibilidade internacional. O see color oferece um diferencial competitivo e pode se tornar um ativo valioso para a internacionalização de produtos plásticos brasileiros, sinalizando comprometimento com sustentabilidade social e design inclusivo. O lançamento durante o Color Trend 2026, no IV Summit em abril/2025, marca um avanço importante em inclusão, inovação e sustentabilidade no setor. Estamos certos de que o método see color proporcionará uma evolução no design de produtos plásticos, ao torná-los acessíveis a pessoas com deficiência visual e daltonismo”, declara Sandra Marchi, criadora do método e vencedora do prêmio.
O see color, método de linguagem tátil que utiliza o alto-relevo para possibilitar o acesso à informação das cores para pessoas com deficiência visual, foi lançado para o setor de plásticos transformados no IV World Plastic Connection Summit, evento realizado pelo Think Plastic Brazil, através do Color Trend 2026®, guia internacional de tendências de cores com total dedicação à indústria de plásticos transformados.
“É uma honra ver o método see color, apresentado no nosso IV World Plastic Connection Summit, alcançar esse reconhecimento tão expressivo no BRICS Women’s Startups Contest. A proposta da Sandra Marchi representa o que há de mais inovador e inclusivo na indústria de plásticos transformados, ela alia tecnologia, design e acessibilidade de forma exemplar. O Think Plastic Brazil se orgulha de ter contribuído para dar visibilidade a uma solução com tanto potencial de impacto social e de transformação global”, declara Carlos Moreira, Diretor-executivo do INP e de projetos no Think Plastic Brazil.
O Prêmio, também conhecido como Prêmio BRICS Women’s, é uma iniciativa da BRICS Women’s Business Alliance, organizada em parceria com o SEBRAE e a CNI, que reconhece startups inovadoras lideradas por mulheres nos países do BRICS e nações parceiras. As startups foram avaliadas por um júri internacional por critérios como inovação, impacto social, viabilidade comercial e escalabilidade nos mercados do BRICS.