Precisão que vem do tato: montador com deficiência visual atua na linha de montagem de tratores na fábrica da AGCO

Precisão que vem do tato: montador com deficiência visual atua na linha de montagem de tratores na fábrica da AGCO

Comprometida com a diversidade, AGCO reforça que inclusão é parte essencial da inovação na indústria de máquinas agrícolas

A precisão é fundamental na linha de montagem de tratores. Para Cristiano de Souza Sarmento, montador da fábrica da AGCO, em Canoas (RS), esse desafio é realizado com determinação, sensibilidade e um olhar diferente: o das mãos. Com deficiência visual, Cristiano ingressou na fábrica em 2007 e, hoje, passados 18 anos, é reconhecido como um exemplo de dedicação, superação e excelência no trabalho.

A falta de visão não foi um fator limitante para seu trabalho. Ele aprendeu a memorizar a posição exata de cada item e, em conjunto com o padrão APS (Agco Production System), contou também com o apoio da gestão e de seus colegas para organizar um ambiente de trabalho seguro e adaptado, com base na metodologia 5S, uma técnica de gestão de qualidade que visa otimizar a organização, melhorar a eficiência e aumentar a produtividade na manufatura, facilitando sua rotina. “Minhas mãos são minha visão. Cada peça que chega, confiro com o tato. Às vezes, identifico um defeito que passaria despercebido para quem usa apenas a visão”, afirma Cristiano, que foi o primeiro colaborador com deficiência visual na planta de Canoas.

Antes de ingressar sua carreira na AGCO, Cristiano trabalhou por cinco anos na Associação de Deficientes Visuais de Canoas. Após concluir o ensino médio, decidiu buscar novos caminhos. “Queria trabalhar em uma multinacional, por isso entreguei meu currículo na AGCO. Participei das entrevistas e conquistei a oportunidade”, relembra.

Formado em Logística, Cristiano começou na montagem de radiadores e, com o tempo, assumiu novas funções. “Gosto de aprender todos os dias e quero continuar crescendo. Sou cobrado como qualquer outro colaborador, e acho isso justo. Não sou diferente de ninguém, só uso sentidos diferentes para fazer o mesmo trabalho”, diz.

“Cristiano é um exemplo de como o ambiente industrial pode — e deve — ser acessível a todos. Mais do que vencer barreiras físicas, ele inspira pela dedicação e pelo comprometimento com a qualidade. Acreditamos que equipes diversas são essenciais para construir o futuro da agricultura”, afirma Angélica Kanashiro, vice-presidente de Recursos Humanos da AGCO para a América do Sul e Business Partner Global para a Massey Ferguson.

Sobre a AGCO

A AGCO (NYSE: AGCO) é líder global em design, fabricação e distribuição de máquinas agrícolas e tecnologia agrícola de precisão. A AGCO agrega valor aos agricultores e clientes OEM por meio de seu portfólio de marcas diferenciadas, incluindo as marcas líderes Fendt®, Massey Ferguson®, PTx e Valtra®. A linha completa de equipamentos, soluções agrícolas inteligentes e serviços da AGCO ajuda os agricultores a alimentar nosso mundo de forma sustentável. Fundada em 1990 e sediada em Duluth, Geórgia, EUA, a AGCO teve vendas líquidas de aproximadamente US$ 11,7 bilhões em 2024. Para obter mais informações, visite www.agcocorp.com.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore