Desconforto ao andar, dor persistente e rigidez articular podem ser mais do que sinais da idade. Especialista explica como identificar os sintomas da artrose de quadril e destaca as novas tecnologias disponíveis para melhorar o tratamento.
A dor na virilha ao caminhar, a rigidez matinal nas pernas e a dificuldade para calçar os sapatos são sintomas frequentemente atribuídos ao envelhecimento natural, no entanto, podem ser os primeiros sinais de um problema mais sério. A artrose de quadril, também chamada de coxartrose, é um desgaste progressivo da cartilagem da articulação do quadril, que pode comprometer seriamente a mobilidade e a qualidade de vida.
Para esclarecer os principais sinais dessa condição degenerativa e mostrar como os avanços da medicina, incluindo a cirurgia assistida por robôs, estão transformando o cuidado com esses pacientes, a Zimmer Biomet conversou com o médico ortopedista especialista em cirurgia de joelho e quadril, Dr. Mauro Meyer.
“A artrose de quadril é mais comum a partir dos 60 anos, mas pode surgir antes, especialmente em pessoas com histórico familiar, lesões prévias ou deformidades anatômicas. O sintoma mais típico é a dor na região da virilha, que muitas vezes irradia para a coxa ou para o glúteo. Quando essa dor passa a interferir nas atividades cotidianas, é hora de procurar um especialista”, explica Dr. Mauro.
Sintomas e tratamento da artrose de quadril
Além da dor, o ortopedista destaca que os pacientes costumam relatar rigidez após períodos de inatividade, estalos ao movimentar o quadril e dificuldade para caminhar ou subir escadas. O diagnóstico geralmente é feito com exames de imagem, como raio-X e ressonância magnética, que ajudam a avaliar o grau de comprometimento da articulação.
Quanto ao tratamento, o especialista orienta que essa conduta depende do estágio da doença e pode incluir fisioterapia, medicação, mudanças no estilo de vida e, nos casos mais avançados, a cirurgia de substituição da articulação por uma prótese total de quadril.
“A boa notícia é que os avanços da tecnologia tornaram essa cirurgia muito mais precisa e segura. Os maiores exemplos são os sistemas robóticos, que oferecem suporte ao cirurgião, aumentando a precisão do posicionamento do implante e favorecendo uma recuperação mais rápida e personalizada. Com os robôs, os procedimentos se tornam ainda mais centrados no paciente, respeitando sua anatomia individual e contribuindo para melhores resultados clínicos”, afirma o ortopedista.
A artrose de quadril pode ser silenciosa no início, mas com atenção aos sinais e acesso às opções modernas de tratamento, é possível viver com menos dor e mais liberdade de movimento. “O diagnóstico precoce e o acompanhamento médico especializado são medidas essenciais aos pacientes que recebem esse tipo de diagnóstico e precisam preservar sua mobilidade e autonomia”, conclui Dr. Mauro.
Sobre a Zimmer Biomet
Fundada em 1927 e sediada em Warsaw, Indiana (EUA), a Zimmer Biomet é líder global em saúde musculoesquelética. A empresa desenha, fábrica e comercializa produtos reconstrutivos ortopédicos; produtos de medicina esportiva, biológicos, extremidades e traumas; tecnologias office-based; produtos de coluna, craniomaxilofacial e torácico; implantes dentários; e produtos cirúrgicos relacionados. A companhia colabora com profissionais de saúde em todo o mundo para aumentar o ritmo da inovação. Seus produtos e soluções ajudam a tratar pacientes que sofrem de doenças ou lesões em ossos, articulações ou tecidos moles. Junto com profissionais de saúde, ajudam milhões de pessoas a viverem melhor. A Zimmer Biomet possui operações em mais de 25 países e comercializa seus produtos em mais de 100 localidades.
Para mais informações, acesse o site ou siga a Zimmer Biomet Brasil no Linkedin e Instagram.