Com apoio da Lei Rouanet, o projeto ExpoShow dá voz a artistas neurodivergentes e promove debates sobre empatia e diversidade
A ExpoTEA 2025, feira nacional dedicada à inclusão e à neurodiversidade, que acontecerá de 28 a 30 de novembro no Expo Center Norte, em São Paulo, contará com um dos espaços mais sensíveis e potentes de sua programação: o ExpoShow. Desenvolvido em parceria entre a ExpoTEA e a ZAZ Produções, o palco foi criado para emocionar, conscientizar e ampliar as conversas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) por meio da cultura.
A ZAZ Produções foi responsável por inscrever o projeto na Lei Rouanet, com aprovação para captação de recursos junto a empresas que investem em transformação social através da cultura. O ExpoShow tem como objetivo dar visibilidade a artistas neurodivergentes, fomentar empatia e estimular o debate sobre inclusão de forma leve, acessível e sensível. A programação reunirá apresentações culturais, rodas de conversa, histórias de superação e convidados especiais, celebrando a diversidade de experiências e talentos do espectro.
“A ExpoShow é mais do que um espaço de expressão. É uma plataforma de protagonismo, onde pessoas com TEA podem se apresentar como artistas, pensadores e agentes de transformação cultural. Para nós, da ZAZ, é motivo de orgulho contribuir com esse movimento que une arte, afeto e inclusão”, afirma André Zavarize, fundador da ZAZ Produções.
Para Bruna Ituassu, realizadora da ExpoTEA, o projeto simboliza um avanço necessário: “O ExpoShow traduz a essência da ExpoTEA, inclusão com sensibilidade, arte e acolhimento. A parceria com a ZAZ Produções foi fundamental para tornar essa área uma realidade e fortalecer o impacto cultural e social do evento.”
Com capacidade para 200 pessoas e destaque na programação da ExpoTEA, o ExpoShow deve atrair um público diverso e engajado. Ao lado de outras áreas do evento, como o congresso, o simpósio, os workshops e o espaço de regulação sensorial, o palco criado em parceria com a ZAZ reforça o compromisso da feira em oferecer um ambiente plural, acolhedor e informativo para profissionais da saúde, familiares, educadores, gestores e toda a sociedade.
A ExpoTEA 2025 tem expectativa de reunir cerca de 30 mil pessoas ao longo de três dias e conta com o apoio do Ministério da Cultura, do Governo Federal, da Prefeitura de São Paulo e da Secretaria da Pessoa com Deficiência, entre outras entidades. Ao ampliar o acesso à cultura e estimular reflexões urgentes sobre inclusão, ExpoTEA e ZAZ Produções fortalecem seu papel como agentes ativos de transformação social