Instituto Jô Clemente (IJC) apresenta serviço para compreensão de funcionamento cognitivo e Projeto que acompanha crianças nascidas com síndrome de Down
Entre os dias 21 e 28 de agosto, é celebrada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, uma data que tem como objetivo a promoção de ações de inclusão social e de combate ao preconceito e à discriminação. O Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional na inclusão das pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, aproveita a data para reforçar seu protagonismo na qualidade de vida de Pessoas com Deficiência.
Um instrumento para conhecer o perfil cognitivo
A Avaliação Neuropsicológica oferecida pelo Centro de Neurodesenvolvimento e Reabilitação (CNR) do Instituto Jô Clemente (IJC) é uma avaliação detalhada das funções cognitivas, utilizando instrumentos padronizados, como testes e escalas.
Com os resultados da avaliação, é possível fazer relações com funções como atenção, linguagem, percepção, memória e funções motoras. “A Avaliação Neuropsicológica permite compreender melhor as dificuldades apresentadas e programar estratégias mais eficazes de terapias”, explica Danielle Christofolli, Gerente do Centro de Neurodesenvolvimento e Reabilitação (CNR) do Instituto Jô Clemente (IJC).
No Instituto, a avaliação é realizada por neuropsicológicos, que são os profissionais habilitados para uso dos instrumentos de avaliação.
Este serviço está disponível nas modalidades particular e convênio, de segunda a sexta-feira das 7h às 19h e sábado das 8h às 13h.
Uma pesquisa que acompanha bebês até os três anos de idade
A pesquisa Coorte de Nascimento T21 São Paulo é a primeira pesquisa longitudinal de larga escala a acompanhar o crescimento, desenvolvimento neuropsicomotor e condições de saúde de todas as crianças nascidas com síndrome de Down na capital paulista. Sob coordenação do pesquisador Dr. Fábio Bertapelli, o estudo em andamento tem o objetivo de monitorar aspectos como saúde materno-infantil, nutrição, qualidade do sono, atividade física e funções motoras até os três anos de idade.
Outros projetos já em andamento
Além da Coorte T21, o Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação (CEPI) está dedicado ainda a outras pesquisas na área de genética, neurodesenvolvimento, biomarcadores e projetos relacionadas à inclusão da AME-5q (Atrofia Muscular Espinhal) no Programa de Triagem Neonatal no município de São Paulo; à tecnologia de rastreamento ocular em crianças para identificar marcadores de Autismo; à avaliação de quais terapias são mais eficazes, viáveis e custo-efetivas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto da saúde pública; ao uso do moderno Sequenciamento de Nova Geração (NGS) no Programa de Triagem Neonatal, entre outros. No total, são 12 pesquisas em andamento. “O foco desses projetos é criar soluções que dialogam diretamente com o Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica Edward Yang, Gerente do Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação do Instituto Jô Clemente (IJC).
Clique aqui e saiba mais sobre o tema.
Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)
O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que, há 64 anos, promove saúde, qualidade de vida e inclusão para pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras.
O IJC apoia a Defesa de Direitos das pessoas com deficiência; dissemina conhecimento por meio de pesquisas científicas e inovação; fomenta a Educação Inclusiva e a Inclusão Profissional, além de oferecer assessoria jurídica às famílias das pessoas que atende.
Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o laboratório do IJC é o maior do Brasil em número de exames realizados.
O Instituto Jô Clemente (IJC) também é um centro de referência no tratamento de doenças detectadas no Teste do Pezinho, como a Fenilcetonúria, Deficiência de Biotinidase e o Hipotireoidismo Congênito.
Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 5080-7000 ou visite o site do IJC (ijc.org.br), o primeiro do Brasil 100% acessível e com Linguagem Simples.