Supermercado é palco de coral de surdos no Rio

Reforçando sua importância para quebrar barreiras para a Pessoa com deficiência (PcD) auditiva, no dia 26 de julho é celebrado o Dia Nacional do Intérprete de libras. A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) torna possível a comunicação através de sinais, expressões faciais e corporais. Ela é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão desde 24 de abril de 2002, através da Lei nº 10.436. Desde então, muitos avanços surgiram para as pessoas com deficiência auditiva, que passaram a se expressar de maneira mais fácil e democrática.


Cada vez mais presente em nosso dia a dia, a libras deve fazer parte de uma sociedade mais inclusiva e responsável, que oferece direitos iguais a todos. Um exemplo de empresa que tem a responsabilidade social como um importante pilar é o Supermercados Mundial. A rede carioca, que possui 20 lojas no Estado do Rio de Janeiro, possui mais de 400 funcionários PcDs, sendo referência em empregabilidade, diversidade e inclusão. A rede possui ainda colaboradores treinados para atender clientes PcDs, auxiliando-os durante todo o processo de compra.

Uma das iniciativas do supermercado é o coral de funcionários surdos, composto por colaboradores que possuem deficiência auditiva e se uniram para uma maior integração e para ultrapassar a barreira comunicacional. O grupo emociona através da interpretação da música apresentada em libras, que mostram como o sentimento é universal. O coral já se apresentou em grandes eventos do Mundial, como
inauguração de lojas e homenagens.

Afinal, 26 de julho é o Dia do Tradutor Intérprete de Libras?

Sim e não! Mas como assim?!! Você já deve ter visto na internet e até mesmo na televisão as pessoas celebrando o 26 de julho como sendo o Dia do Tradutor/Intérprete de Libras. Só que existe uma certa confusão acerca da data que merece ser esclarecida.

Sim, de fato o 26 de julho é entendido por muitos como o Dia do Tradutor/ Intérprete da Língua Brasileira de Sinais.

Acontece que essa data foi bastante disseminada a partir de um projeto de lei que institui o Dia Estadual do Tradutor/Intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), em Santa Catarina.

Entretanto, a data é celebrada informalmente em todo o Brasil.

A própria Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guia-Intérpretes de Língua de Sinais (Febrapils) publicou um post em seu site fazendo um esclarecimento.

A data oficial no calendário de quem trabalha com a Libras é 30 de setembro, Dia de São Jerônimo. Foi ele o responsável por traduzir a Bíblia do hebraico para os idiomas latim e grego.

Mas afinal de contas, devemos celebrar o dia 26 de julho?

Com certeza!

Embora não seja uma data oficial no calendário nacional, o 26 de julho é muito importante, sobretudo por trazer à tona a relevância do Tradutor Intérprete de Libras para a sociedade brasileira.

A população surda equivale a cerca de 5% da população brasileira, o que representa mais de 10 milhões de pessoas.

Por isso, políticas inclusivas se fazem cada vez mais necessárias.

Quando uma data alusiva à Língua Brasileira de Sinais – ainda mais comemorativa, ganha destaque no noticiário e redes sociais, temos que comemorar também. Afinal de contas, é a mensagem da Libras se espalhando.

Independente se é no dia 26 de julho ou 30 de setembro.

Fonte: https://unintese.com.br/blog/dia-tradutor-interprete-libras

Tags

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore