O Tribunal de Justiça de São Paulo realiza, na segunda-feira (15), às 11 horas, cerimônia de comemoração aos 40 anos da inauguração do Foro Regional de Santana. Para marcar a celebração, o Judiciário instala a Central de Intermediação em Libras (CIL) e três Unidades de Processamento Judicial (UPJs), e inaugura a exposição “Memorial Santana”, em solenidade conduzida pelo presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia.
Para o juiz diretor do fórum, José Fabiano Camboim de Lima, celebrar os 40 anos do Foro Regional de Santana “é reconhecer a trajetória de serviços prestados em benefício da população da Região Norte da Capital, que reúne cerca de 2,5 milhões de habitantes”. “Após quatro décadas, o Judiciário da zona norte continua a se reinventar para melhor atender ao jurisdicionado”, destaca. O FR de Santana tem cerca de 130 mil processos em andamento, entre feitos de competência Cível, Criminal, da Família e das Sucessões, da Infância e da Juventude, do Juizado Especial Cível e de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.
Central de Intermediação em Libras – Esse é o 5º posto de atendimento da CIL, serviço que garante acessibilidade ao mediar a comunicação de pessoas com deficiência auditiva nas audiências e atendimentos ao público, com o auxílio de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais. A ação é fruto de parceria do Tribunal, com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo. A pessoa com deficiência auditiva ou surda faz a leitura de um QR Code disponibilizado na entrada do fórum, com auxílio de um agente de fiscalização. É iniciado o atendimento prévio com a Central, que faz a tradução simultânea da Língua Portuguesa para a Libras, por meio de videochamada com um intérprete. Depois, o usuário é encaminhado para uma sala, para a continuidade do atendimento por meio de equipamento acessível. Mais informações aqui.
Unidades de Processamento Judicial – As UPJs atendem demandas das 1ª a 5ª e das 6ª a 9ª Varas Cíveis e das 1ª a 5ª Varas da Família e das Sucessões, que tem como corregedores, respectivamente, os juízes Carlos Alexandre Böttcher, Carina Bandeira Margarido Paes Leme e Caio Salvador Filardi. As UPJs unificam os ofícios de mesma competência e dão mais eficiência ao andamento dos processos. O modelo adota uma nova divisão de tarefas e melhor distribuição dos recursos humanos e do espaço físico. As antigas seções se transformam em equipes mais ágeis, com funções específicas e gestores responsáveis. As varas atreladas à UPJ permanecem independentes e os gabinetes dos juízes recebem reforço no quadro funcional. Estudos mostram que o modelo gera aumento de produtividade de 60% em comparação ao formato tradicional dos ofícios.
Exposição “Memorial Santana” – A mostra, disponível nos formatos físico e digital, conta a história do Judiciário de Santana e suas origens, personalidades e processos históricos, além da evolução na região e nos edifícios. Também resgata os aspectos geográficos e o rico patrimônio histórico e cultural da Zona Norte paulista. O evento conta, ainda, com a exposição “Tribunal da Justiça paulista: sua história, seus personagens”, alusiva aos 150 e 151 anos do TJSP – acesse o acervo virtual.
Celebração dos 40 anos do Foro Regional de Santana e instalações da CIL e UPJs
Quando: 15/9 (segunda-feira)
Atendimento à imprensa: 10h45
Início da solenidade: 11 horas
Local: Avenida Engenheiro Caetano Álvares, 594 – Casa Verde – São Paulo