Inclusão no esporte: comunidade de corredores surdos se prepara para a 34ª edição da Dez Milhas Garoto

Inclusão no esporte: comunidade de corredores surdos se prepara para a 34ª edição da Dez Milhas Garoto

A 34ª edição da Dez Milhas Garoto já entrou para a história. Com 17 mil inscritos, a tradicional corrida que conecta Vitória a Vila Velha (ES) bateu todos os recordes, reforçando seu papel entre os grandes eventos esportivos do país. Mais do que números, a prova que acontece no dia 28 de setembro será palco de histórias inspiradoras de superação e inclusão, entre elas, a participação de  41 corredores surdos da fábrica da Garoto, que se reúnem todos os anos para viverem juntos essa experiência única.

Para o operador de máquinas Wellington Mendes de Freitas, 38 anos, que participa há quatro anos da 10 Milhas Garoto, a corrida simboliza acolhimento e igualdade. “Eu me sinto feliz, e é possível enxergar a inclusão de todas as pessoas naquele momento, seja para quem têm deficiência visual, física, auditiva, todos são um só time naquela hora tão especial e importante.”

Já para Paula Santos Leite, 33 anos, auxiliar de fabricação, cada passo é uma afirmação de força e pertencimento. “Estar ali, no meio de tanta gente, mostrando que a deficiência auditiva não me impede de correr, é motivo de orgulho. Eu posso não ouvir os aplausos, mas sinto a vibração do chão, o vento no rosto e a força dentro de mim. Ser uma pessoa surda não me impede de correr, só muda a forma como percebo o ambiente. A gente aprende a correr com os olhos e com o coração. Participo da Dez Milhas Garoto há três anos, e cada edição é uma experiência incrível.”

A colaboradora da Chocolates Garoto Ana Paula de Souza Pereira, 42 anos, e que participa há sete anos da Dez Milhas Garoto, completa que “saber que várias pessoas surdas participam a cada edição e que esse número só aumenta é a verdadeira inclusão. É uma emoção enorme, que passa também para os nossos filhos, como aconteceu comigo quando levei minha filha para a Garotada. Faço parte da Dez Milhas Garoto há quase uma década e cada edição é inesquecível.”

O crescimento da comunidade surda na corrida reflete um propósito contínuo da Garoto em promover inclusão e acessibilidade. Além da prova principal, o fim de semana esportivo conta também com a Corrida Garotada, para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, e a Cachorrida, que celebra a relação entre tutores e pets em um trajeto de 1,6 km.

Segundo Thais Papa, gerente de Marketing da Nestlé Brasil, as histórias de Wellington, Paula e Ana Paula reforçam o propósito da marca. “A Dez Milhas Garoto é mais do que uma corrida. É um momento de encontro, superação e diversidade. Ver tantas pessoas diversas participando da corrida nos mostra que estamos no caminho certo para tornar o evento cada vez mais acessível e inclusivo. Cada participante que cruza a linha de chegada leva consigo muito mais do que uma medalha, mas também a certeza de que o esporte transforma vidas.”

Com largada marcada para o dia 28 de setembro, a Dez Milhas Garoto segue confirmando sua vocação de tradição, emoção e inclusão, mostrando que no esporte há espaço para todas as pessoas. 

Sobre o evento

Criada em 1989 para comemorar os 60 anos da Chocolates Garoto, a corrida já faz parte do calendário esportivo nacional e vem crescendo em número de participantes e impacto local. Além de promover a saúde e o bem-estar, a Dez Milhas Garoto movimenta o turismo capixaba, atraindo mais milhares de pessoas de todos os estados do Brasil durante o fim de semana do evento.

A Corrida Garoto está entre as maiores do Brasil, sendo a maior corrida na modalidade 10 Milhas.

A organização é da Yescom, com homologação da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e da Federação Capixaba de Atletismo (Fecat).

Sobre a Nestlé

A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 16 unidades industriais em operação localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de 12 centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). 

Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore