Projeto esportivo-pedagógico Brasil Diversidade IV beneficia 80 pessoas em três estados brasileiros

Projeto esportivo-pedagógico Brasil Diversidade IV beneficia 80 pessoas em três estados brasileiros

Realizada pelo Instituto Incluir e viabilizado pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte, iniciativa gratuita promove atividades esportivas, educacionais, nutricionais e psicológicas em Itaguaí (RJ), Parauapebas (PA) e Ipatinga (MG)

O projeto Brasil Diversidade IV, desenvolvido pelo Instituto Incluir com recursos da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, segue ampliando oportunidades de inclusão e cidadania para pessoas com e sem deficiência. Em 2025, a iniciativa contempla 80 beneficiários diretos distribuídos em três núcleos: Itaguaí (RJ), Parauapebas (PA) e Ipatinga (MG).

Gratuito e acessível, o programa promove a prática de modalidades adaptadas, como bocha paralímpica e vôlei sentado, além de atividades lúdicas, educativas, culturais, oficinas e festivais esportivos. No contraturno escolar, crianças, jovens e adultos recebem atendimento psicológico, nutricional e apoio às famílias, reforçando o cuidado integral e o fortalecimento de vínculos comunitários.

“Nosso propósito é transformar realidades por meio do esporte e do desenvolvimento biopsicossocial. A cada encontro, vemos a autoestima, a autonomia e a confiança dos participantes se desenvolverem. O projeto é uma ferramenta de inclusão e equidade”, destaca a coordenadora geral do Brasil Diversidade IV, Nathalia Maciel.

Inclusão e formação continuada

Além do atendimento direto aos beneficiários, o Brasil Diversidade IV envolve uma equipe multidisciplinar de profissionais da educação, saúde e esporte, que recebem formação continuada em inclusão, comunicação acessível, paradesporto e educação inclusiva.

“O Instituto Incluir tem como missão promover processos participativos, cooperativos e inclusivos. Buscamos formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, estimulando valores de respeito, convivência e cuidado com a saúde, em benefício das famílias e comunidades atendidas”, afirma a presidente do Instituto Incluir, Carina Alves.

Compromisso social

Com duração de seis meses, o projeto reforça o papel do esporte como ferramenta de educação, saúde e inclusão social e contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de ampliar o acesso de pessoas com deficiência a oportunidades em territórios muitas vezes carentes de políticas públicas.

Para mais informações, acesse @instituto_incluir.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore