Projeto de Iniciação ao Esporte Adaptado IV da ADD impacta jovens e famílias pela prática paradesportiva 

Projeto de Iniciação ao Esporte Adaptado IV da ADD impacta jovens e famílias pela prática paradesportiva 

Programa mostra como o esporte abre caminhos para novas habilidades, amizades e oportunidades

A ADD – Associação Desportiva para Deficientes – impacta diariamente crianças, jovens e famílias com o Projeto de Iniciação ao Esporte Adaptado Ano IV. O programa visa oferecer atividades para introduzir os participantes no esporte adaptado, proporcionando o desenvolvimento de habilidades sociais, esportivas e autonomia para crianças, adolescentes e jovens adultos com deficiência física e intelectual.

Muito mais do que a aprendizagem das modalidades do paradesporto, o projeto promove por meio da prática esportiva, o desenvolvimento físico, social, psicológico e cultural de crianças, adolescentes e jovens com deficiência física, intelectual ou visual, com idades entre 6 e 29 anos, de ambos os sexos, residentes na cidade de São Paulo e Grande São Paulo. O projeto é realizado a partir da Lei n.º 11.438/06 – Lei de Incentivo ao Esporte.

Samuel Isaque faz parte da ADD desde 2023, possui deficiência intelectual e sua família conheceu a instituição por meio do contato com a mãe de outro atendido da entidade. Encontrou no Projeto de Iniciação uma oportunidade de praticar o atletismo, e assim desenvolver novas habilidades e conquistar mais autonomia no dia a dia. Para ele, o esporte também foi uma porta para novas amizades e o fez se sentir mais incluído na sociedade. Já conquistou medalhas nos jogos escolares de 2025 e pretende aumentar ainda mais a prateleira de troféus e medalhas.

“O Samuel demonstra ser dedicado e esforçado, participando das atividades com empenho e disciplina. Apresenta-se como um colega carinhoso e atencioso com os amigos, mostrando espírito de equipe, respeito, dedicação e comprometimento com os treinos”, conta uma das professoras de Samuel.

O projeto prevê o atendimento de 160 participantes que realizam atividades nos contraturnos escolares e aos sábados no Centro Paraolímpico de São Paulo e no Sírio-Libanês. Todas as atividades e ações são realizadas por profissionais habilitados na área de Educação Física e Esporte, com experiência no atendimento da pessoa com deficiência, a fim de garantir um acompanhamento qualificado, seguro e adequado às necessidades de cada participante. Os esportes oferecidos são: atletismo, futebol, basquete em cadeira de rodas, ginástica, bocha e tênis de mesa.

“O Projeto de Iniciação ao Esporte Adaptado é transformador porque vai muito além da prática esportiva. Ele representa inclusão, autonomia e desenvolvimento para crianças e jovens com deficiência. Cada atividade é pensada para estimular não apenas o corpo, mas também a autoestima, a socialização e a construção de novas perspectivas de vida. Ver a evolução de cada participante e o impacto positivo em suas famílias reforça o quanto iniciativas como essa são fundamentais para garantir oportunidades e ampliar horizontes.”, declara Eliane Miada, Fundadora e Presidente do Conselho da ADD.

O projeto pretende ter como resultado a contribuição para o desenvolvimento físico, educacional e psicossocial de participantes com deficiência, por meio da prática de esportes adaptados, em modalidades específicas ou diversificadas. Busca também fortalecer a percepção de inclusão social, estimulando a participação em atividades culturais e o uso de espaços públicos, além de promover ganhos em autonomia e independência dos matriculados.

O ADD Programa de Iniciação ao Esporte Ano IV, é um projeto realizado com apoio da Lei n.º 11.438/06 – Lei de Incentivo ao Esporte desde 2017, e é patrocinado por Itaú, IBM, Bank of America, B3, Facchini, Grupo Wiz, Grupo ELFA, BD, Montana Química e Seadrill.

Sobre a ADD

A Associação Desportiva para Deficientes (ADD), fundada em 1996 por Steven Dubner e Eliane Miada, promove a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência por meio do esporte, desde a iniciação até o alto rendimento. Entre suas principais modalidades estão o atletismo, basquete em cadeira de rodas (com a equipe multicampeã ADD Magic Hands), bocha paralímpica e vôlei sentado. Com quase três décadas de atuação, a ADD já atendeu mais de 14 mil pessoas, conta com cerca de 300 voluntários por ano, realizou mais de 5 mil palestras e impactou cerca de 2 milhões de pessoas com seus programas.

CRÉDITO/IMAGEM: Samuel nos Jogos Escolares 2025. Foto: ADD

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore