Município de Socorro (SP) sediou o 1º Encontro de Voo Eficiente no Pico da Cascavel

Município de Socorro (SP) sediou o 1º Encontro de Voo Eficiente no Pico da Cascavel

Iniciativa do Instituto Pernas Voluntárias reuniu pessoas com deficiência (PCD) para voarem de parapente

A cidade de Socorro, no interior paulista, foi protagonista de um evento de liberdade e inclusão no ar com o 1º Encontro de Voo Eficiente, uma ação em conjunto com o Instituto Pernas Voluntárias (@pernasvoluntarias) e a escola de voo Ronaventura (@ronaventuracombr @voolivre_ronaventura), que reuniu oito experientes pilotos de voo duplo das cidades de Socorro e Serra Negra.


Participaram desta ação 11 pessoas com deficiência, que do Pico da Cascavel, rampa referência para a prática de voo livre na modalidade asa delta e parapente, de onde puderam realizar o sonho de saltar. Os atletas e não atletas, na maioria cadeirantes, puderam experimentar a sensação de voar de parapente, segundo Cris, uma das participantes foi muito emocionante, “estou apaixonada, uma sensação maravilhosa de liberdade, pois não estou andando, mas estou voando”, diz.

Com o apoio do Clube de Voo Livre das Estâncias (CVLE), das participações da APAE de Socorro, do Instituto Pernas Voluntárias e realização da Ronaventura, foi possível tornar realidade este encontro, celebrando a inclusão e a superação de limites pessoais com o objetivo de proporcionar uma experiência única e emocionante as pessoas com deficiência.


“Agradeço ao Instituto Pernas Voluntárias em confiar na gente, para que pudéssemos realizar esta iniciativa muito importante e ver o sorriso dessas pessoas por terem esta satisfação em poderem voar e sentirem a liberdade”, diz Ronaldo Silva, piloto e instrutor de voo da Ronaventura e presidente da ASTUR (Associação de Turismo de Socorro), “e agradecer a todos os pilotos de Serra Negra e de Socorro que, voluntariamente, se dispuseram a participarem deste evento”, complementa.

A ação só reforça o compromisso do município de Socorro com a acessibilidade em todas as áreas, desde o turismo até as atividades de aventura. A cidade é referência em Turismo Acessível desde 2005, inclusive com prêmios internacionais de reconhecimento. O Encontro de Voo Livre para Pessoas com Deficiência é apenas uma das muitas iniciativas que a cidade apoia para garantir que todos, independentemente de suas capacidades, possam desfrutar das maravilhas que a cidade tem a oferecer. Um dos exemplos é a Rede dos Sonhos com empreendimentos (hotéis e parques de aventura), totalmente adaptados e um referência, oferecendo infraestrutura e serviços para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore