Presença digital: Instituto Serendipidade promove inclusão por meio das redes sociais

Presença digital: Instituto Serendipidade promove inclusão por meio das redes sociais

Organização transforma o ambiente online em espaço de diálogo, enquanto pessoas com deficiência ganham cada vez mais visibilidade e voz nas plataformas digitais

O universo digital deixou de ser apenas um espaço de interação para se tornar também uma ferramenta de transformação social. É nesse ambiente online que o Instituto Serendipidade vem consolidando sua atuação, utilizando as redes sociais e transmissões ao vivo como canais para debater inclusão e ampliar o conhecimento sobre a realidade das pessoas com deficiência.

Entre as principais iniciativas está a realização de lives mensais, que reúnem especialistas, famílias e pessoas com deficiência em conversas abertas e acessíveis sobre temas como educação inclusiva, empregabilidade, saúde mental e representatividade. Esses encontros virtuais se consolidaram como um canal de disseminação de informações, troca de experiências e aproximação com diferentes públicos, ultrapassando barreiras físicas e ampliando o alcance do movimento pela inclusão. 

O movimento do Instituto encontra eco em uma tendência crescente: cada vez mais pessoas com deficiência vêm conquistando espaço nas redes sociais, compartilhando suas vivências, rompendo estigmas e contribuindo para uma mudança de mentalidade coletiva. Essa visibilidade digital reforça que a inclusão é também uma pauta da sociedade civil, construída de maneira colaborativa e acessível a todos. 

Segundo Débora Goldzveig, gerente institucional do Instituto, o cenário digital potencializa a missão da organização. “As redes sociais nos permitem estar onde as pessoas estão, levando informação de qualidade e construindo pontes de entendimento. A inclusão não pode estar restrita a determinados espaços, ela precisa estar presente em todos os lugares — inclusive no digital, que é parte da vida de todos nós”, destaca. 

O impacto dessa presença é evidente. Além de ampliar o alcance das mensagens de conscientização, a atuação digital aproxima comunidades, engaja novos apoiadores e mostra que a inclusão também se fortalece na internet. Com mais de 50 mil seguidores nas redes sociais, o Instituto Serendipidade transforma cada publicação e cada live em oportunidade de inspirar mudanças individuais e coletivas. 

A iniciativa reforça que a tecnologia pode ser uma poderosa aliada na construção de uma sociedade mais justa e acessível, onde incluir é inovar, não apenas como um ideal, mas uma prática constante. “Cada live, cada conteúdo publicado, é também um convite para que mais pessoas façam parte dessa rede de transformação. Acredito que a inclusão acontece quando unimos vozes, histórias e olhares diferentes em torno de um mesmo propósito. É isso que buscamos no Instituto Serendipidade: mostrar que todos têm algo a contribuir e que, juntos, podemos construir uma sociedade mais empática, acessível e justa”, completa Débora, que é a mediadora das lives, empreendedora social, técnica em Gestão da Diversidade e Dança, gestora cultural e idealizadora do Instituto Projeto Irmãos (inspirado no seu irmão David, que tem síndrome de Down (T21) e TEA – Transtorno do Espectro Autista). 

Sobre o Instituto Serendipidade

O Instituto Serendipidade é uma organização sem fins lucrativos que potencializa a inclusão de pessoas com deficiência, com propósito de transformar a sociedade através da inclusão. Visa ser impulsor de impacto social relevante, colaborativo e inovador, sempre prezando pela representatividade, protagonismo, de forma transversal e acima de tudo, com muito respeito. As iniciativas que atendem diretamente o público são: Programa de Iniciação Esportiva para crianças com síndrome de Down e deficiência intelectual, de famílias de baixa renda; Programa de Envelhecimento que atende mais de 60 idosos com algum tipo de deficiência intelectual para promoção do bem-estar; e o Projeto Laços, que acolhe famílias que recebem a notícia de que seu filho (a) tem algum tipo de deficiência. Atualmente, o Serendipidade impacta mais de um milhão de pessoas, criando pontes, gerando valor em prol da inclusão e através do atendimento direto a pessoas com deficiência intelectual e suas famílias.

Mais informações em www.serendipidade.org.br E nas mídias sociais @institutoserendipidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore